Índices podem auxiliar os gestores na tomada de decisões.
13-09-2018
Os indicadores agropecuários são importantes para toda empresa que atua no setor ou que sofre o seu efeito direta ou indiretamente.
Também é preciso ficar atento aos números do mercado internacional. Algumas commodities (soja, café, carne bovina etc.) estão entre os produtos mais exportados pelo Brasil.
Para ter uma ideia, em 2017 a exportação do agronegócio alcançou US$ 96,01 bilhões, uma elevação de aproximadamente 13% em comparação a 2016 (quando chegou a US$ 84,93 bilhões). Além disso, o saldo comercial em 2017 foi de superavit de US$ 81,86 bilhões, ante os US$ 71,31 do ano anterior.
Isso mostra a importância de acompanhar os índices desse setor, pois eles podem ser úteis para o processo de tomada de decisão na sua empresa. Quer saber o porquê disso? Continue lendo e descubra!
Uma forma de avaliar o desempenho do agronegócio é por meio de seu impacto no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2017, a agropecuária teve crescimento de 13% em relação a 2016, alcançando R$ 299,47 bilhões de reais, o melhor índice da série histórica que teve início em 2006.
O agronegócio é um dos pilares da economia nacional, tendo respondido por 4,56% da composição do PIB brasileiro, que foi de aproximadamente R$ 6,56 trilhões. O PIB geral aumentou 1% em comparação a 2016, sendo que 0,7% foi por parte do agronegócio.
Isso significa que toda decisão política e econômica relacionada ao setor pode impactar a economia significativamente, o que reforça sua importância no contexto nacional.
Além de ser um dos segmentos mais relevantes da economia brasileira, o agronegócio contribui para o desenvolvimento nacional de outras áreas — fornecendo insumo, por exemplo.
Aliás, o agronegócio está subdividido em vários grupos que geram oportunidade para empresas e profissionais em diversas áreas. São eles:
agropecuária propriamente dita;
insumo e atividade desenvolvida por fornecedor;
beneficiamento e industrialização de produto agropecuário;
distribuição, o que inclui serviço e transporte (a logística da área);
comercialização de mercadorias da agropecuária.
Também é preciso ter em mente que há atividades internas (efetuadas em propriedade rural) e externas. Estas são realizadas fora do terreno usado para a agricultura. Envolvem, por exemplo, a fabricação de produtos e insumos agrícolas, bem como a sua armazenagem e comercialização.
É importante acompanhar o agronegócio para verificar tendências de mercado não só nessa área, mas em qualquer setor ligado a ela. Afinal, um mercado multibilionário pode gerar muita oportunidade de negócio, mesmo para uma empresa que não está diretamente no setor.Empresários miram expansão na América Latina
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