Evite estas 4 gafes e mantenha sua imagem profissional

Papéis de liderança exigem maior cautela e discrição.

12-09-2018

imagem profissional

A reputação cultivada no ambiente de trabalho é importante para empreender com sucesso e adquirir o respeito da equipe. Isso provoca uma boa impressão, contribuindo para o fortalecimento da imagem profissional. É preciso ter um comportamento condizente com sua função. Também é necessário manter uma aparência adequada ao contexto corporativo.

Para o gestor, isso é essencial. Dessa forma é possível transmitir seriedade, não só para seus funcionários, como também para um candidato quando for preciso preencher uma vaga da empresa.

Um estudo do Trabalhando.com, divulgado pelo G1, revelou que 62% dos seus participantes disseram que a aparência do recrutador é fundamental para que o candidato tenha uma impressão positiva da organização.

Se quiser conquistar a simpatia da sua equipe, fique atento aos comportamentos considerados inadequados no meio profissional. Neste texto, elencamos 4 gafes que você precisa policiar. Confira!

1. Desvalorizar o contexto profissional

Para manter uma boa imagem, é preciso entender a dinâmica da empresa e ser flexível o suficiente para se adaptar a esse contexto. Afinal, o comportamento de quem está em casa com a família, por exemplo, é diferente de quem está em uma reunião de trabalho. É preciso estar alinhado com o que se espera nesse espaço.

Em um ambiente financeiro conservador, a tendência é que o profissional use terno e gravata (homem) e terninho (mulher). Aparecer com bermuda e camiseta pode não ser bem-visto, mesmo se você for o gestor ou dono do negócio.

Aliás, isso pode até causar um efeito negativo na percepção da equipe, que é obrigada a seguir um padrão de vestuário não respeitado por quem deveria dar o exemplo.

Se o clima é informal, como em uma loja de artigos para surf ou uma agência de publicidade, é permitido usar um traje que remeta a um espaço mais casual.

2. Não se vestir de forma adequada à função

Após avaliar a dinâmica da empresa, busque vestir-se de maneira condizente com o seu tipo de função. Por exemplo, se atua em uma construtora, é importante usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) quando estiver no canteiro de obras vistoriando ou liderando a equipe. É preciso dar o exemplo.

Se trabalha em um escritório que recebe cliente ou fornecedor, é indicado ter cuidado com estampa exagerada ou excesso de acessório, mesmo que a roupa em si seja do modelo adotado. Personalizar demais pode ser arriscado, tenha cautela.

3. Ter um espaço de trabalho desorganizado

A princípio, essa gafe parece não ter relação com a imagem profissional, mas tem grande chance de transmitir uma mensagem negativa. A desordem pode revelar desleixo, além de transparecer certa incapacidade de administrar sua atividade. Para um gestor, isso é muito ruim.

A preocupação com a limpeza e a organização do ambiente de trabalho inspira respeito e demonstra competência em gerir o próprio negócio.

4. Utilizar linguagem inapropriada

O uso de palavra de baixo calão ou de gíria em excesso faz com que você perca a credibilidade. Busque reduzir essas expressões.

A linguagem é um instrumento importante para o desenvolvimento profissional. Uma mensagem transmitida de maneira clara é capaz de gerar oportunidades. É preciso se comunicar com respeito sempre, independentemente do contexto.

Uma boa imagem profissional pode abrir portas e fazer com que seu negócio vá mais longe. Nesse sentido, a boa comunicação e o comportamento adequado ao contexto vão transmitir uma mensagem positiva.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Vender ideias vai ficar mais simples com nossas 5 dicas

Desenvolvimento

Uma loja de brinquedos que vende felicidade

Desenvolvimento

Day 1 2017 - João Carlos Martins

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR