Como garantir a igualdade de gênero nas empresas?

Políticas antidiscriminatórias e ambiente inclusivo são as soluções mais comuns dentro das organizações

11-09-2018

igualdade de generoigualdade de genero


Atualmente, a igualdade de gênero é um assunto muito discutido no mundo. Empresas têm criado políticas para que o homem e a mulher tenham um salário equivalente e
sejam contratados com o mesmo critério: a competência, sem levar em conta o sexo.

Apesar dessa movimentação em abordar a questão, os dados ainda são preocupantes: uma pesquisa realizada em 2017 pela Saint Paul Escola de Negócios apontou que 77% das mulheres sentem na pele a desigualdade de gênero no trabalho e 63% já foram assediadas moral ou fisicamente.

Para ajudar a transformar cada empresa em um lugar melhor e dar chance a quem é capacitado, é importante se esforçar para conquistar a igualdade. Neste artigo, você vai conferir algumas dicas para chegar lá. Acompanhe!

Analise o número

Observe a sua empresa: quantas mulheres trabalham em cada área? E homens? Se o número for muito discrepante, de onde vem essa diferença? Há poucas inscrições femininas ou há mulheres competentes que concorrem ao cargo e não passam?

A desigualdade de gênero é uma questão cultural, que vem de séculos. Muitas vezes, passa despercebida. Só com uma boa análise é possível encontrar o motivo pelo qual a mulher é minoria e começar a resolver esse problema.

Debata o assunto

Falar sobre um assunto é uma maneira de conscientizar as pessoas, que começam a reavaliar sua opinião. Que tal trazer uma palestrante especializada ou fazer uma roda de conversa sobre o tema? Isso mostra que a liderança está aberta para a questão e ainda ajuda a equipe a clarear sua ideia a respeito desse tópico.

Crie programas de incentivo

Você não precisa contratar apenas mulheres para mostrar que se importa com a igualdade de gênero. O fato é que, muitas vezes, uma candidata capacitada é preterida no mercado simplesmente por ser do sexo feminino.

Para melhorar esse contexto, você pode pedir que as mulheres da sua equipe retratarem a experiência que tiveram em outros lugares e pedir ajuda a elas para conquistar a igualdade. Outro ponto importante é incentivar todo funcionário a ter empatia e entender a gravidade do problema.

Treine o RH

Por último — mas não menos importante —, é essencial treinar o RH para ter uma postura adequada na hora da seleção. Deixar de contratar uma mulher competente por medo de ela engravidar, por exemplo, pode significar uma perda enorme no sucesso da empresa.

Infelizmente, isso ainda acontece muito. Mas o treinamento adequado para o RH pode ser um bom começo para uma mudança acontecer. Verifique se há equilíbrio nas admissões e levante a bandeira da igualdade sempre que houver uma nova vaga.

A igualdade de gênero ainda é um assunto muito discutido, que vem tomando força ao longo dos anos. Toda empresa tem grande responsabilidade de levar esse esforço adiante, principalmente trazendo a cultura igualitária para a rotina de trabalho. 

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Aprenda como dar feedbacks para sua equipe com nossas 5 dicas

Notícias e Atualidades

Entenda como utilizar a gamificação nos treinamentos da empresa

Desenvolvimento

Qual é o papel do líder na formação de talentos?

Desenvolvimento

Governança Corporativa

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR