ICPMN: veja os dados coletados no segundo trimestre de 2018

Calculado pelo Centro de Pesquisas em Estratégia do Insper em parceria com o Grupo Santander, o índice visa captar a percepção de pequenos e médios empresários.

11-09-2018

icpmn



O Índice de Confiança do Empresário de Pequenos e Médios Negócios no Brasil (IC-PMN) reflete a perspectiva do empreendedor em relação ao seu negócio, ao setor em que atua e ao próprio futuro da economia brasileira, possibilitando
avaliar seu desempenho potencial.

Acabam de ser divulgados os dados do 2° trimestre de 2018. Aproveite e confira a seguir!

Principais resultados do IC-PMN

No primeiro trimestre de 2018, o índice alcançou 66,68 pontos, uma elevação de 3,76% se comparado ao último trimestre de 2017 (64,27 pontos). No segundo trimestre de 2018, a pontuação foi de 70,65 pontos, um crescimento de 5,93% em relação ao primeiro.

Isso demonstra que o empresário da organização que fatura até 200 milhões de reais está mais otimista sobre a economia do país. Ele percebeu uma melhoria após a crise que se acentuou em 2014.

Agora, confira os dados independentes dos 3 grupos analisados pelo indicador.

Por questão

Nessa modalidade, avaliam-se aspectos do mercado que são importantes para a tomada de decisão e para a condução de uma empresa. São eles:

  • ramo: mede a expectativa do empreendedor em seu setor. No 1° trimestre, o resultado do IC-PMN desse item foi de 69,3, enquanto no 2° houve aumento para 73,2, representando melhoria de 5,7%;

  • economia: a pontuação desse elemento foi de 65,7 e de 70,00 pontos, no 1° e no 2° trimestre, respectivamente. Isso indica elevação de 6,6% de um para outro;

  • faturamento: também aumentou entre o 1° e o 2° trimestre, passando de 71,1 para 75,1 pontos, ou seja, 5,6%;

  • lucro: seus resultados foram 71,9 e 75,3, mostrando também um avanço de um trimestre a outro, havendo elevação de 4,68%;

  • investimento: foram 63,2 pontos no 1° trimestre e 67,2 no segundo, o que representa ganho de 6,3%;

  • empregados: a confiança nesse grupo subiu de 58,9 para 62,9, isto é, houve acréscimo de 6,9% no 2° trimestre em relação ao 1°.

Por região geográfica

Nesse conjunto você encontra a média IC-PMN de cada região brasileira:

  • Centro-Oeste: 1° semestre com 66,2 e 2° semestre com 68,7. Aumentou 3,77%;

  • Nordeste: 1° semestre com 66,7 e 2° semestre com 72,8. A ampliação foi de aproximadamente 9,15%;

  • Norte: 1° semestre com 67,8 e 2° semestre com 74,9. A melhoria foi de quase 10,48%, sendo a maior alta entre todas as regiões;

  • Sudeste: 1° semestre com 66,7 e 2° semestre com 69,5. A expansão chegou a aproximadamente 4,20%;

  • Sul: 1° semestre com 66,6 e 2° semestre com 71,9. O crescimento chegou a quase 7,96%.

Por ramo de atividade

Nesse grupo, temos o IC-PMN dos 3 segmentos do mercado:

  • indústria: a área industrial foi a que apresentou a maior elevação do IC-PMN do 1° trimestre de 2018 para o 2°, passando de 64,6 para 71,3. O crescimento chegou a 10,34%;

  • comércio: esse ramo subiu de 67,1 (1° semestre) para 70,1 (2° semestre). O aumento foi de 5,96%;

  • serviços: saltou de 67,3 para 71,3 no mesmo período que os demais. O crescimento foi de 4,42%.

Contexto atual apontado pelo IC-PMN

Como visto, todos os indicadores tiveram elevação entre o primeiro e o segundo trimestre de 2018. Isso significa que há maior confiança na recuperação da economia e em novas oportunidades para a pequena ou média empresa.

Parte disso se deve aos juros menores, à recomposição da oferta de crédito, a uma inflação mais controlada, entre outros fatores ligados ao mercado e a decisões políticas.

O que os dados obtidos representam para o mercado

O resultado aponta que há maior positividade no segmento empresarial PME em relação à economia brasileira — o que permite prever um cenário de provável recuperação e crescimento financeiro nos próximos meses. Isso possibilita elaborar um planejamento estratégico situacional favorável a investimentos.

O IC-PMN é um dos indicadores mais importantes do mercado nacional. Todo gestor precisa acompanhar esse índice de perto trimestralmente. Ele ajuda a antever tendências e se preparar para uma possível oportunidade ou risco.

Quer ficar por dentro de todos os resultados já registrados do IC-PMN? Acesse o espaço de Tendência de Mercado do Santander!

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