Home Office não precisa ser sinônimo de solidão

Trabalhar em casa é cada vez mais comum, mas a aplicação de medidas para evitar a sensação de solidão é indispensável

08-12-2017
Veja como torna o home office menos solitário



Já é um fato: a possibilidade de trabalhar em casa não faz mais parte apenas de discussões – pelo contrário, trata-se de uma realidade no mercado.

Em termos mundiais, os índices dessa atividade estão em constante crescimento. Um estudo com 15 mil trabalhadores nos Estados Unidos revelou que 43% deles já realizam alguma atividade de trabalho direto de suas casas.

Outra pesquisa, focada na geração mais jovens do mercado de trabalho, os millennials, mostra que 68% deles priorizam em suas buscas as vagas que ofereçam alguma oportunidade de trabalho remoto.

Trabalhar de casa é um sinônimo de modernidade no mundo do trabalho. As tecnologias possibilitam a mobilidade e, assim, outros fatores foram envolvidos no mesmo pacote, tais como economia de água, energia, investimento em ambientes físicos, evitar trânsito, poluição, etc.

Contudo, existem algumas desvantagens relatadas nessa relação, como é o caso da solidão no home office, veja como é possível evita-la:

Cuidado com o tempo na tela do computador

Trabalhar em casa significa estar desplugado de algumas obrigatoriedades de horários que são comuns ao escritório da empresa. No entanto, essa liberdade não pode desligar você do mundo real e prejudicar sua saúde.

Ficar horas e horas sozinho, na frente do computador, pode ter consequências negativas para seu bem-estar – e até para o próprio rendimento. A dica é limitar esse período no desktop. Coloque horários e faça seus intervalos de forma a interromper essa imersão.

E, é claro, aproveite que está em casa para curtir a vida: vá na academia, faça compras, cozinhe o próprio alimento ou vá almoçar fora, saia um pouco mesmo que seja para um rápido café.

 

Se for o caso: opte por um coworking

Eles estão se espalhando pelas cidades: os coworkings ou espaços compartilhados de trabalho são propostas ideais para combater a solidão no home office.

Além de efetivamente interromper a relação trabalhador solitário e computador, os coworkings costumam oferecer estrutura de recreação, café, salas de reunião e até ambiente para bater um papo.

É uma forma de conciliar o home office com uma outra tendência criativa da nova economia.

 

Bom humor no trabalho também gera negócios

 

Mantenha uma postura positiva

É muito importante pensar nos benefícios de trabalhar em casa. A solidão no home office deve ser um assunto distante dos seus pensamentos. Na medida do possível, a orientação é para sempre pensar positivamente na oportunidade de estar no aconchego do seu lar e, ainda assim, manter sua produtividade.[GR1] [GR2] 

 [GR1]Ponto de atenção para todas as matérias... a palavra “empreendimento” é usada diversas vezes em todos os textos.

 [GR2]Não sei se é melhor excluir. Me parece um pouco “para evitar se sentir só, não pense sobre isso”

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como definir os limites entre vida profissional e pessoal?

Notícias e Atualidades

Evite estas 4 gafes e mantenha sua imagem profissional

Desenvolvimento

Day 1 2017 - Pedro Lima

Desenvolvimento

Day 1 2017 - José Renato Hopf

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR