Governo divulga lista com 287 tipos de negócios que podem ser abertos sem alvará

Medida pretende simplificar abertura de empresas que realizam atividades de baixo risco

03-07-2019

Governo divulga lista com 287 tipos de negócios que podem ser abertos sem alvará
Foto: Pixabay

O governo federal anunciou no mês passado uma lista com 287 atividades econômicas que não precisarão de autorizações prévias, como alvarás e licenças de funcionamento, para funcionar. Somente os negócios classificados como de “baixo risco A” serão atingidos pela medida, de acordo com a publicação no Diário Oficial da União. A lista contempla pequenos comerciantes, como cabeleireiros, manicures e bares. 

O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel, afirma que a resolução vale para os estados e municípios que não tenham normas próprias para o tema. Cada ente federativo terá a opção de seguir a resolução ou então criar uma lista com classificação própria, alterando também as atividades que vão ser dispensadas de autorização.

O objetivo da medida, segundo Uebel, é facilitar a abertura de negócios no país. “Hoje o Brasil ocupa posição de ranking para fazer negócios muito atrás de outras nações parecidas conosco. O objetivo com a MP foi retirar um pouco o peso da burocracia, o excesso de regulamentação para tornar o Brasil ambiente melhor para empreender”, afirmou o secretário à Agência Brasil.

A lista completa com as 287 atividades econômicas pode ser acessada aqui.

Critérios 

Além de estar entre as atividades listadas pela resolução, os pequenos negócios deverão cumprir alguns requisitos especiais para usufruir do benefício. No caso das zonas urbanas, o empreendimento precisa estar instalado em uma zona regular. Se o negócio funcionar na casa do responsável, não será permitida uma atividade com grande circulação de pessoas ou se ela tiver uma natureza digital, como startups ou serviços oferecidos por um aplicativo ou site.

Os negócios só serão enquadrados como de baixo risco se estiverem em locais de até 200 m² e com no máximo três pavimentos, sem subsolo. A lotação máxima deverá ser de 100 pessoas e não será permitida a presença de gás liquefeito acima de 190 kg ou de mais de 1.000 litros de líquido inflamável.


Confira também: Governo amplia autorização para trabalhar aos domingos e feriados

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe quais são os produtos mais exportados pelo Brasil?

Notícias e Atualidades

Como garantir a segurança dos e-mails empresariais

Desenvolvimento

Criando negócios inovadores

Desenvolvimento

Precificação: Critérios Essenciais

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR