Entenda o papel do líder na gestão de conflitos nas empresas

A gestão de conflitos precisa de uma atenção especial dentro da empresa. No artigo de hoje, mostramos qual é o papel do líder para gerir essas situações.

09-05-2018

gestao de conflitos


Cuidar da gestão de conflitos dentro da empresa é essencial para o bom desenvolvimento dela. Nesse momento, o líder exerce um papel muito importante e é necessário que ele esteja
habilitado para solucionar qualquer questão.

Pensando em ajudar você, escrevemos este artigo para explicar qual é o papel do líder na gestão de conflitos dentro da organização. Continue a leitura e confira:

 

Saiba ouvir seus colaboradores

Em meio a tanta tensão, é comum que os ânimos fiquem à flor da pele e,  nesse momento, é importante que você mantenha a calma para conseguir ouvir o que cada um tem a dizer.

Em um conflito, as duas partes vão apresentar suas razões para mostrar o quanto estão certas e o seu dever, como líder, é analisar cada argumento para tomar a melhor decisão e solucionar o caso. Ao ouvir o que cada colaborador tem a dizer, você passará a impressão de que se importa com cada um deles e, com isso, eles ficarão mais tranquilos ao expor a sua verdade sobre a situação.

 

Incentive a participação de todos na resolução do problema

Fazer com que todos colaborem com a resolução de conflitos na empresa é uma excelente maneira de alcançar os resultados desejados. Dessa forma, seus colaboradores poderão fornecer insights para melhorar o ambiente organizacional e, assim, otimizar a produtividade das equipes envolvidas.

Todos precisam estar cientes de que um bom ambiente de trabalho pode beneficiá-los em diversas formas, desde o seu bom desenvolvimento profissional até a sua saúde emocional.

 

Tenha bom senso

Para fazer a melhor gestão de conflitos dentro da empresa, o líder precisa ter bom senso. Dessa maneira, será mais fácil resolver os problemas, suavizar as diferenças e reestruturar os processos para que esses desentendimentos possam ser diminuídos ao máximo. Essa atitude fará com que os demais consigam enxergar onde estão errando, para, então, reconhecer seus equívocos e melhorar suas atitudes.

 

Conheça sua equipe de trabalho

Um dos principais fatores que influenciam na gestão de conflitos nas empresas é conhecer a sua equipe de trabalho. Essa prática facilita muito a sua tomada de decisão, pois você saberá como orientar seus colaboradores e poderá realizar ações que sejam benéficas para todas as partes.

Conhecer a vulnerabilidade de cada um é fundamental, pois cada pessoa reage de uma forma diferente perante a mesma situação. Sendo assim, procure manter uma boa relação com todos, preocupando-se com as dificuldades e receios.

 

Elimine as falhas de comunicação

Muitos conflitos surgem devido às falhas de comunicação. Dessa forma, é necessário que você seja claro ao delegar as tarefas e estipular metas. Esse tipo de falha é prejudicial para a rotina da empresa, pois faz com que o colaborador gaste muito tempo com uma atividade desnecessária.

A melhor forma de eliminar esse erro é padronizando os procedimentos da empresa, assim, você conseguirá diminuir a comunicação ambígua e melhorará a produtividade do seu time.

Não tem como discutir, o papel do líder na gestão de conflitos nas empresas é fundamental para que ele saiba como agir nas mais diversas situações, sem ofender ou contrariar ninguém, apenas mostrando o caminho certo a ser seguido e ensinando os seus colaboradores as melhores maneiras de solucionar os problemas.

Importante ainda ressaltar que nem todos os líderes têm essa habilidade completamente desenvolvida, mas que sempre é possível conseguir a qualificação por meio de cursos. Como, por exemplo, o curso online de Gestão de Conflitos oferecido pelo Santander Negócios e Empresas.

Gostou do nosso artigo? Então não deixe de conferir nosso post que ensina como colocar em prática a gestão estratégica na sua empresa. Boa leitura!

 

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