Franquias sazonais: vale a pena?

Franquias sazonais são uma ótima opção de investimento, mas requerem muito planejamento

25-08-2017

franquias-sazonaisFoto: Shutterstock

Antes de investir em uma franquia, um empreendedor deve se perguntar se o nicho em que está apostando fará sucesso durante todo o ano ou somente durante alguns meses – como uma sorveteria, por exemplo. As chamadas franquias sazonais são uma ótima opção de investimento, mas requerem muito planejamento para gerarem resultados positivos.

Alguns negócios são mais propícios para determinados períodos do ano. As sorveterias funcionam muito bem no verão; enquanto alguns restaurantes chamam mais a atenção do consumidor durante o inverno. O empreendedor, entretanto, não irá trabalhar apenas alguns meses, ele precisa aprender a sustentar seu negócio durante os dias em que o fluxo de clientes será menor.

Não é impossível, apenas mais desafiador. O risco é maior no Brasil, pois, aqui, ainda é comum associar produtos a determinados períodos e estações do ano. Entretanto, se o empreendimento sobreviver com a reserva financeira acumulada em alguns meses, é uma ótima opção para o empreendedor, especialmente se ele possui afinidade ao negócio.

Voltando, novamente, no exemplo de uma sorveteria. No verão, o empreendedor consegue lucrar muito com a demanda dos consumidores – o suficiente para cobrir os meses do inverno. Durante outono e primavera, o consumo diminui, mas não totalmente, fazendo com que o negócio nunca pare de lucrar.

Ou seja, vale a pena ter uma franquia sazonal desde que o faturamento do período de alta seja suficiente para assegurar a lucratividade e cobrir as despesas no período de baixa. Por isso o planejamento financeiro é fundamental nessa opção de investimento.

O empreendedor precisa estar disposto a controlar bem seus gastos durante todo o ano: é necessário definir previamente todo fluxo de caixa do negócio a cada mês – quanto irá gastar e quanto, em média, irá receber. Saber utilizar bem as reservas garantirá a sobrevivência do negócio, ou seja, sem gastos desnecessários ou não planejados – ser rigoroso é requisito indispensável.

Outro ponto de atenção em uma franquia sazonal é a quantidade de funcionários, que irá mudar dependendo do período de atuação. Na sorveteria, no verão, provavelmente o empreendedor deverá contratar funcionários temporários para que a demanda do grande fluxo de clientes seja atendida com qualidade. A prática é comum, especialmente em lojas de shoppings centers durante feriados e festas de final de ano.

É fundamental, portanto, que o franqueado possua modelos simples de operação e invista em treinamentos rápidos, porém eficientes, para os funcionários no período de grande fluxo – sem esquecer dos colaboradores que farão parte da rede durante todo ano, que devem possuir um plano de desenvolvimento interno. Caso contrário, o turnover do negócio pode ser alto.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como divulgar as promoções de final de ano

Notícias e Atualidades

Como vender mais no final do ano

Desenvolvimento

Invista em Marketing - Evitando desperdícios

Desenvolvimento

O rap os repentistas e os vendedores

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR