As franquias podem difundir sustentabilidade

Conheça como o franchising pode influenciar na difusão de práticas sustentáveis; conheça exemplos na área ambiental e social

13-03-2018

franquia-sustentabilidade


As franquias são uma boa opção para quem quer ingressar no mundo dos negócios, já que elas possuem um modelo de negócios validado e, desta forma, garantem maior segurança para os empreendedores que decidem tomar esse caminho.

Utilizando a identidade visual, os processos e as orientações padrões da empresa matriz (franqueadora), o franqueado adquire vantagens estratégicas e corre menos risco.

No entanto, nem tudo vem definido pela matriz. Como vamos ver a seguir, é possível criar ideias sustentáveis para sua franquia e, se algumas delas agradarem o franqueador, elas podem até se propagar para toda a rede de franqueados.


Vantagens de abrir uma franquia


Por que ser uma empresa sustentável?

A sustentabilidade é um tema recorrente no mundo empresarial e movimenta o mercado há alguns anos. Cada vez mais as empresas e os clientes precisam buscar, em conjunto, soluções que provoquem menos danos à natureza.

Em um cenário de maior preocupação com as demandas do consumidor, que hoje em dia leva em conta não apenas o preço, mas também aspectos sócio-ambientais dos produtos, o cuidado com práticas sustentáveis ganha força.


Como uma franquia pode ser sustentável

A pergunta que está no cerne da discussão é: uma empresa no sistema de franchising pode ser sustentável? Pode sim (e deve ser!).

Dentro das possibilidades colocadas no acordo entre franqueador e franqueado, ações e metas precisam ser pensadas tendo como base um ideal de boas práticas sustentáveis e de responsabilidade ambiental e, inclusive, social.

Existem caminhos para sua franquia ser sustentável: aplicar alguma proposta prevista no contrato com o franqueador ou, caso esse tema não esteja previsto no modelo de franchising, inove apostando em sua ideia sustentável.

Coloque o projeto em ação e registre sua execução e resultados: a iniciativa será positiva para a sociedade e, ainda, pode surpreender o franqueador, com a chance de ser difundida a todos os demais parceiros.

Caso o franqueador demonstre reprovação pela iniciativa ou se mostre contrário às implementações, talvez seja hora de repensar a viabilidade desse relacionamento.

Veja como as duas empresas abaixo, mesmo sendo unidades de franquias, apostaram na sustentabilidade ambiental e social.


Exemplos de sustentabilidade nas franquias

Existem diversos casos em que as franquias tomaram a iniciativa e botaram na prática bons cases de sustentabilidade.

A rede Yázigi, de escolas de idiomas, teve um franqueado que, por iniciativa própria, promoveu um ponto de coleta de lixo eletrônico que, durante um ano, promoveu o encaminhamento adequado para centenas de quilos desses materiais.

Já a franquia de clínicas odontológicas Sorridents, implantou em todas as unidades a ideia do projeto Adote uma criança. Com ele, crianças e adolescentes, com idade entre 7 e 17 anos foram “adotadas” por unidades da rede em nove Estados brasileiros, recebendo tratamento dentário completo. Outras ações promoveram voluntariado, cuidados com a saúde e orientação às comunidades ao redor da franquia.


Planejamento estratégico e sustentável

É claro que as ações sustentáveis vindas de cima, ou seja, de franqueador para franqueado, terão maior penetração e resultados mais rápidos na companhia como um todo.

Contudo, isso não significa que sempre devem surgir assim.

Você é franqueado e tem uma proposta ou projeto de cunho sustentável? Não hesite em apresentá-la, mostrando a sua viabilidade e detalhando como ela funcionará.

Não se esqueça. A sustentabilidade só funciona em um contexto estratégico, ou seja, de forte planejamento. Detalhe cada etapa do que quer atingir e como pretende chegar lá.



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

4 atitudes empresariais sustentáveis para colocar em prática

Desenvolvimento

Como atrair clientes pela sustentabilidade?

Desenvolvimento

Combate ao desperdício de água

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR