Flexibilidade no horário de trabalho: vale a pena investir?

Iniciativa pode melhorar produtividade e motivação de funcionários

18-08-2017

flexibilidade-horario-trabalhoFoto: Shutterstock

73% dos trabalhadores brasileiros gostariam de ter mais flexibilidade em seus trabalhos. De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria) , sete em cada dez brasileiros gostariam de possuir horários mais flexíveis em sua jornada, mas apenas 56% possui essa possibilidade atualmente em suas empresas.

Horário flexível consiste em permitir que funcionários tenham mais liberdade na escolha de seu expediente: desde a hora em que começarão a trabalhar até o local em que farão suas atividades. A iniciativa segue a premissa de que existem horas a serem cumpridas diariamente, mas sem especificação de horário e lugar.

Fugir da rotina tradicional em uma organização faz com que os profissionais tenham mais tempo para investir em qualidade de vida e na resolução de assuntos pessoais. Ou seja, a iniciativa tem o poder de melhorar a produtividade e a motivação de funcionários de uma empresa, mas deve sempre ser acordada entre o colaborador e seu gestor, de acordo com suas responsabilidades e funções.

Em pequenas e médias empresas, o horário flexível tende a ser mais fácil de ser adotado, pois há menos colaboradores e menos turnos de trabalho para serem reorganizados. Antes de permitir que os colaboradores escolham a própria jornada de trabalho, no entanto, a organização precisa analisar qual será o impacto da iniciativa no negócio.

Para que o modelo seja produtivo, a empresa precisa verificar e estudar como poderá ser o trabalho flexível de cada funcionário de acordo com seu cargo e funções. Tudo pode ser adaptado de acordo com a rotina do profissional: reuniões presenciais podem ser realizadas, alguns dias, a distância, por exemplo.

Existem três modalidades de trabalho flexível que a empresa pode aderir, de acordo com o perfil de cada profissional. O horário fixo variável, no qual o funcionário opta por horários alternativos propostos pelo empregador. O horário variável, no qual o colaborador é quem decide sua jornada de trabalho, mas com uma carga diária a se cumprir. E o horário livre, no qual o profissional possui um período para entregar um projeto, por exemplo, e decide como ira conduzir a produção.

Para a ação funcionar bem, também é papel da organização e de seus líderes deixar bem alinhado com funcionários projetos, tarefas e prazos e nunca deixar de acompanhar os profissionais, mesmo que a distância: o trabalho não muda, apenas se transforma.

BENEFÍCIOS DO HORÁRIO DE TRABALHO FLEXÍVEL
1. O ambiente de trabalho torna-se mais propício à inovação e à criatividade;
2. A produtividade dos funcionários aumenta, pois ganham a possibilidade de alinhar sua vida pessoal com o trabalho e de trabalharem em horários em que são mais eficientes;
3. Os profissionais tornam-se mais responsáveis em entregar suas demandas e tarefas;
4. Colaboradores aprendem a fazer melhor a gestão de tempo;
5. A empresa pode focar mais em resultados;
6. Funcionários passam a atrasar e até a faltar menos, pois adequam o horário de trabalho à sua realidade;
7. Profissionais passam a ser mais leais e a confiarem mais na empresa em que trabalham, diminuindo o índice de turnover da organização.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

26-09-2017 | Webnário: Gestão Financeira

Notícias e Atualidades

Biblioteca Comunitária: 4 livros essenciais para o ambiente de trabalho

Desenvolvimento

Reestruturação de Empresas: Fatores Críticos de Sucesso

Desenvolvimento

Processo criativo para solução de problemas