Exportar é sim opção para pequenas e médias empresas

Internacionalização já faz parte da realidade de organizações brasileiras

18-05-2017

Foto: Shutterstock

Pequenas e médias empresas brasileiras ainda exportam pouco seus produtos e serviços – correspondem a cerca de 1% das exportações totais do país.

Dois motivos podem justificar a tímida atuação: a gama de oportunidades no mercado interno e, principalmente, a falta de conhecimento sobre as possibilidades de internacionalização do negócio.

Pois bem: exportar é sim uma opção para pequenas e médias empresas. Com dedicação e planejamento, empreendimentos de qualquer setor ou porte podem apostar em uma atuação internacional e expandirem ainda mais seus negócios.

Benefícios da internacionalização
Organizações que optam por exportar seus produtos e serviços, além de aumentarem sua produção e faturamento e tornarem-se reconhecidas globalmente, não sofrem diretamente o impacto de oscilações no mercado interno, afinal, possuem outras formas de renda.

A internacionalização fornece, ainda, regimes especiais que permitem diminuição de custos e estimula o aperfeiçoamento de processos – aumentando a competitividade do negócio nos mercados em que atua.

Número de empresas brasileiras exportando pela 1ª vez aumenta
A crise econômica no Brasil diminuiu os índices de consumo interno no país e fez com que empresas ficassem mais atentas ao mercado externo. Por esse motivo, em 2016, a quantidade de empreendimentos que exportaram seus produtos pela primeira vez mais do que dobrou: 4.843 organizações – um aumento de 149% em relação a 2015.

Os dados, divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, revelaram que o número total de empresas exportadoras aumentou de 10.289 mil, em 2015, para 11.048 mil, em 2016. A expansão internacional, conforme a pesquisa, faz parte cada vez mais do universo das pequenas médias empresas – tornando-se ainda mais factível: 94% das organizações que estrearam no mercado externo no ano passado realizaram remessas de até US$ 1 milhão.

Quero internacionalizar meu negócio, e agora?
O Banco Santander oferece uma série de iniciativas para pequenos e médios empreendedores que desejam expandir seu negócio internacionalmente. O Portal Santander Trade, por exemplo, é a única plataforma do mercado que oferece um estudo de internacionalização completo – e gratuito – para os empreendedores. Já o Programa Avançar oferece capacitações exclusivas voltadas para o tema. Ficou interessado? Procure seu gerente para mais informações.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

No Dia Nacional da Inovação, é hora de você começar a inovar!

Notícias e Atualidades

As vantagens e os desafios na hora de expandir seu negócio para o mercado internacional

Desenvolvimento

Inovação que dá resultado

Desenvolvimento

Invenções - Como proteger o seu investimento em P&D