5 etapas da transformação digital que toda empresa precisa passar

Veja como passar por cada uma das etapas de forma estratégica.

18-07-2018

transformação digital


A tecnologia oferece muitos benefícios para uma empresa. Ela gera mais eficiência e possibilidade de aumentar o faturamento. Os recursos digitais auxiliam a alterar o modelo de negócio de forma positiva e a romper barreiras geográficas.

Conheça a seguir as principais etapas da transformação digital!

1. Adote a tecnologia

O primeiro estágio da transformação digital ocorre quando a empresa adota a tecnologia mas mantém os processos da mesma maneira. Nesse caso, dificilmente ocorre uma mudança estrutural.

Um amadurecimento dessa ideia permite a incorporação de uma nova tecnologia para favorecer a produtividade da equipe. Algumas soluções permitem um maior desempenho no processamento de dados e geram oportunidade de aproximação com o cliente.

2. Faça dessa tecnologia parte do negócio

A segunda etapa da transformação digital acontece quando a empresa utiliza uma solução para promover a inovação. Nesse estágio do amadurecimento, o gestor compreende a importância do recurso tecnológico para gerar valor ao negócio.

Contudo, ainda é comum que a estrutura seja mantida. Essa é uma etapa de transição, pois geralmente a empresa chega a esse estágio por uma pressão dos colaboradores e do mercado. Essa é a fase em que o gestor começa a investir em treinamento da equipe.

3. Use a transformação digital como estratégia da empresa

A terceira etapa do processo é a evolução de uma empresa tradicional para um modelo inovador. Também é o estágio observado por organizações que nasceram com a tecnologia no seu DNA.

Esse é o momento em que soluções fazem parte dos processos. Elas ajudam a gerar mais competitividade e aperfeiçoam a experiência do cliente. O gestor também percebe que pode ter uma equipe enxuta sem perder a eficiência.

4. Rompa com o modelo tradicional de negócio

O quarto estágio pode ser observado quando a empresa tem uma infraestrutura convergente. Esse é o momento em que toda a empresa se baseia em tecnologia, como é o caso das startups.

Nubank, Airbnb e Uber são exemplos de empresas que já nasceram nesse perfil. Já a Netflix passou por um processo até chegar ao modelo de hoje.

Ela começou com a locação de DVDs pela internet e, atualmente, é a maior plataforma de streaming de filmes e séries. Nesse estágio, quase todos os processos são baseados em tecnologias novas.

5. Inove com a tecnologia digital

Você já viu quatro etapas da transformação digital. A última não é a reta final, pois a tecnologia está sempre evoluindo. No quinto estágio, é possível perceber que a empresa já está madura.

Ela está apta a inovar com frequência, sem que o gestor tenha receio das consequências disso para o negócio. Afinal, ele passa a ver o benefício do uso da tecnologia e entende que ela faz parte da inovação.

Nessa fase, valoriza-se o uso da inteligência artificial e de big data. Exemplos desse modelo de negócio podem ser vistos na Google, na Apple e na Amazon.

Agora você já conhece as etapas da transformação digital. Em qual delas a sua empresa está? Leve mais conectividade ao seu negócio com a ajuda de parceiros especializados!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe o que é hospedagem na nuvem?

Notícias e Atualidades

Corporate venture: entenda o que é e porque as grandes empresas estão apostando neste conceito

Desenvolvimento

A importância da Regionalização

Desenvolvimento

A busca por inovação e o empreendedor na nova economia

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR