Estratégias para contratar pessoas qualificadas

Veja 4 estratégias para conseguir contratar pessoas qualificadas para sua empresa.

15-12-2015
estrategias-para-contratar-pessoas-qualificadas-noticiasFoto: Shutterstock

Como encontrar pessoas qualificadas para assumir determinadas funções em sua empresa? Este é um dos temas que têm sido bastante discutidos nos Workshops Gestão de Pessoas promovidos pelo Programa Avançar.

Segundo um levantamento da consultoria internacional Robert Half, 92% dos recrutadores brasileiros enfrentam dificuldades para encontrar pessoas qualificadas no mercado. Mas por que é tão difícil? O CEO da Talentify.io, Othamar Gama Filho, atribui a questão a um mix de três fatores: 'em primeiro, muitos profissionais não estão se preparando para adquirir as habilidades requeridas; em segundo, não há alto investimento em treinamento para desenvolver as competências dos colaboradores e, em terceiro, as empresas estão querendo contratar apenas pessoas já qualificadas, a chamada contratação de movimentação lateral.'

Pensando nisso, reunimos 4 estratégias que podem ajudar a sua companhia a melhorar a performance nessa questão. Confira:

1. Alinhe bem o que você espera do colaborador
Segundo Gama Filho, o primeiro passo é definir quais serão as atribuições e o que você espera desse funcionário. 'Alinhe não só as coisas mais básicas como o que a pessoa vai fazer, mas também as expectativas de crescimento de carreira para ela dentro da empresa', explica.

2. Procure indicações
Antes de anunciar a vaga ou publicá-la na internet, pode ser interessante pedir indicações a amigos ou colaboradores de sua organização: 'pergunte aos empregados que se destacam se há algum conhecido que elas recomendariam'. De acordo com Gama Filho, pesquisas mostram que pessoas que foram indicados por algum funcionário ficam mais tempo na empresa.

3. Planeje o processo seletivo
A sua organização possui um padrão de formulário para todos os candidatos entrevistados? 'Desenhe como será o processo seletivo para que você tenha a capacidade de ser objetivo e conseguir avaliar os candidatos de uma forma geral', explica Gama Filho. Segundo ele, para isso, descreva os 5 pontos principais que você precisa que a pessoa tenha, sejam técnicos ou comportamentais, e estruture as perguntas baseadas nisso.

4. Acompanhe os primeiros dias
O último passo sugerido por Gama Filho é fazer o 'onboarding' deste funcionário, ou seja, acompanhar o processo de entrada dele na companhia: 'se não houver uma maneira de seguir esse colaborador e explicar sobre a cultura organizacional, por exemplo, as chances dele se desmotivar são maiores.'

De acordo com o CEO, seguindo esses passos você e sua empresa aumentam consideravelmente as possibilidades de contratar um funcionário de sucesso.


Leia também:

» Comunicação e qualificação são os maiores obstáculos, diz funcionária de RH
» 76% dos funcionários são mais produtivos fora do escritório, diz estudo




CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Planejamento sucessório nas empresas é assunto delicado e merece atenção

Notícias e Atualidades

Processo seletivo PCD: quais são as normas e como proceder

Desenvolvimento

Postura e Comportamento Empresarial

Desenvolvimento

Como ensinar aos seus colaboradores hábitos financeiros saudáveis

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR