Escritórios abertos: os cuidados para criar um espaço de trabalho moderno

Novos ambientes de trabalho podem ajudar até na atração e retenção de talentos

16-07-2019

Open office: os cuidados para criar um espaço de trabalho moderno
Foto: Envato Elements

Esqueça aquele modelo de escritório com divisões e ambientes pouco atrativos. Os espaços de trabalho modernos já são uma realidade na maior parte das empresas – e beneficiam não apenas os funcionários, que têm um ambiente mais agradável para exercer suas atividades, mas também os negócios.

Para criar um ambiente desse tipo, alguns cuidados devem ser levados em consideração. Não basta eliminar as tradicionais baias e montar um grande espaço aberto. Esses escritórios devem ser construídos com algumas particularidades.

O primeiro ponto de atenção é a acústica, segundo a designer de interiores Melina Romano. “A base do escritório aberto tem que levar em consideração a preocupação com os acabamentos, como forros acústicos e carpete. Mesmo em empresas pequenas, as pessoas acabam conversando muito, então esse cuidado é fundamental mesmo em espaços mais reduzidos”, explica.

A concepção de espaços com funções variadas também deve fazer parte do projeto. Segundo Melina, hubs para pequenas reuniões informais, salas para ligações individuais e espaços de descompressão são algumas das recomendações para que o ambiente seja harmônico e funcional. “Empresas pequenas às vezes escolhem montar os espaços de descompressão em varandas”, exemplifica. Muitas empresas também têm solicitado a criação de pequenos refeitórios, conta a designer de interiores. “Essa é uma tendência, uma vez que muitos colaboradores optam por levar suas refeições de casa, tanto por uma questão de saúde como para economizar”, diz.

Organizando as áreas

Além dos diferentes espaços, a empresa deve analisar muito bem as áreas de interface quando definir a organização no escritório. Áreas que têm maior silêncio devem ficar de um lado da laje para evitar conflitos. “Colocar o departamento jurídico ao lado do comercial, por exemplo, não dá certo.” As divisões, no entanto, não precisam ser feitas com paredes. Alguns hubs ou salas podem ser colocados entre essas áreas mais discrepantes. Armários e plantas também podem cumprir essa função, segundo a designer de interiores.

Evolução

“Antigamente, com os cubículos, existia a noção de que cada pessoa era apenas um número dentro da empresa. Depois surgiu a tendência do escritório aberto, que veio com bastante problema por causar muitos ruídos no dia a dia. Agora trabalhamos com essa evolução, que consiste em misturar espaços abertos com outros mais inteligentes”, explica Melina. “É importante, portanto, fazer quebras e ter esse mix entre as áreas.”

O investimento nas áreas de trabalho não traz consequências apenas visuais. As reformas podem contribuir com a atração e retenção de talentos, em um momento na qual as pessoas enxergam mais propósito no trabalho. “Temos feedbacks de empresas que conseguiram recrutar mais pessoas graças a esse tipo de visão em relação a espaço. É o que a nova geração busca e as empresas precisam se moldar a essa realidade”, diz Melina.

Tendência wellness ­– ou de bem-estar

5 pontos para levar em consideração

  • Socialização: espaços de descompressão e ambientes variados para trabalhar;
  • Biofilia: plantas no ambiente podem melhorar o humor das pessoas;
  • Conforto térmico: ar condicionado com temperatura ideal para o trabalho;
  • Iluminação natural: staff, que tem mais pessoas e é quem produz, perto das janelas;
  • Conforto acústico: com forros e carpetes.


Leia também: Jovens buscam por treinamentos e boa localização para escolher onde trabalhar

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Como determinar o preço de um produto na hora de exportá-lo

Notícias e Atualidades

Quais são as marcas brasileiras com maior presença no exterior?

Desenvolvimento

Por que conhecer a sua cadeia de fornecedores?

Desenvolvimento

Os novos empreendedores digitais com Romero Rodrigues Herman Kazah e Gustavo Arjones

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR