É preciso falar outro idioma para a internacionalização dos negócios?

Este artigo vai mostrar que tipo de benefícios o conhecimento de uma outra língua pode proporcionar nos processos de exportação e importação

04-01-2018

É preciso falar outro idioma para a internacionalização dos negócios?


Uma coisa é certa: levar seus negócios a patamares internacionais implica, imediatamente, no contato direto com um idioma que não será o português.

Em uma reflexão rápida, talvez estejam elencados nessas línguas: o inglês, o espanhol e, diante da ascensão comercial chinesa nos últimos tempos, o mandarim.

Agora fica a questão: é possível internacionalizar seu negócio se você não tem o menor conhecimento, por exemplo, da língua inglesa?

É sobre isso que vamos discutir neste artigo.

 

Ferramenta de sobrevivência

Na hora de exportar, importar e negociar em mercado internacional, o idioma inglês (muitas vezes chamado de “universal” no mundo dos negócios) passa a ser o código-chave dos processos.

E quando se fala do idioma, não estamos apenas nos referindo à linguagem falada, mas também à escrita, amplamente presente em documentos, formulários, guias e normas internacionais.

Colocando dessa forma, fica evidente que firmar um contrato em território estrangeiro, obedecendo às normas, regras e delimitações impostas e, ainda, estabelecendo uma relação lucrativa, sem o idioma, parece ser algo impossível.

 

Assessoria e tradução

No entanto, a falta do inglês ou outro idioma não corresponde a uma interrupção fatal e total em todas as chances de internacionalização.

Há sempre a oportunidade de contratar uma consultoria ou assessoria especializada nesse processo de comunicação. Obviamente, será preciso encontrar um profissional de extrema confiança, tendo em vista a delicadeza dos assuntos abordados.

Atendendo a esses requisitos, o resultado é que o procedimento de importação, exportação e negociação pode ser conduzido perfeitamente – é claro, no entanto, que a operação terá esse gasto extra com a consultoria e eventuais intérpretes.

Apoio exclusivo para clientes Santander

Clientes do Santander contam com o apoio do International Desk, uma rede de apoio integrada com outras unidades do Banco em todo mundo e com uma equipe multilíngue para te auxiliar em alguns detalhes na hora de fazer a ponte entre o Brasil e o país de destino.

Esse suporte também presta assessoria na abertura de conta corrente e a todos os detalhes financeiros referente às legislações internacionais, entre outras possibilidades.

Para ter acesso ao International Desk e conhecer as vantagens e possibilidades dessa consultoria, envie um e-mail para internationaldesk@santander.com.br.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Ambiente de trabalho e horários flexíveis são fator de escolha para 83% dos profissionais

Notícias e Atualidades

Afinal, o que é cultura organizacional e por que eu devo me preocupar com isso?

Desenvolvimento

Liderança: o que eu gostaria de ter aprendido antes

Desenvolvimento

Construindo um sonho do zero com Salim Mattar e Pedro Passos

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR