O que são empresas do futuro?

Organizações têm em comum o investimento em ferramentas e processos tecnológicos

21-11-2018
Empresas do futuro

A cada dia novos negócios surgem no mercado, trazendo renovação não só para os processos, mas para a forma como consumimos. Já pensou como seria bom saber com antecedência as exigências do mercado daqui a um tempo? Isso já é possível com o uso de dados, que torna o ato de empreender um desafio para as empresas do futuro.

Você sabe o que são as empresas do futuro? Descubra a resposta para essa e outras perguntas neste artigo!

O que são empresas do futuro?

Uma empresa do futuro é uma organização que pensa sempre à frente do seu tempo, tendo como base propósitos sólidos. O reconhecimento, bem como a visibilidade dada a pontos como a missão, a visão e os valores são maiores.

Além disso, esse negócio é composto por uma equipe que realmente “veste a camisa” e acredita que está contribuindo para um mundo melhor. Não por acaso, a empresa do futuro tem uma cultura forte e definida, que serve de base para o cumprimento da sua função transformadora na sociedade.

Qual é a importância da tecnologia?

A tecnologia desempenha um papel essencial nas empresas do futuro: ela é o principal vetor da transformação, sendo utilizada por um negócio que deseja propor uma nova solução ao mercado consumidor.

Observe o exemplo da Uber: o principal serviço oferecido é o de transporte, tal como os táxis, mas o diferencial está na tecnologia que permite realizar a solicitação do transporte, o pagamento e até obter conhecimento sobre o trajeto e o preço da corrida por meio do aplicativo.

Por que investir no consumo inteligente?

Usando a Uber como gancho, podemos dizer que a empresa é uma das várias que promovem a economia compartilhada pelo mundo. Esse modelo de economia preza pelo consumo inteligente, característica primordial das empresas do futuro.

No longo prazo, os negócios que não prezarem pela sustentabilidade não terão mais espaço no mercado. Portanto, é essencial entender os principais problemas que afetam a sociedade, identificando tendências globais como a urbanização, o uso de transporte alternativo para mercadorias, a industrialização ambientalmente responsável e a produção de energia alternativa — como a solar.

Qual é a relação entre as empresas do futuro e o meio ambiente?

Falando no impacto do consumo consciente na manutenção da sustentabilidade, a relação entre uma empresa do futuro e o ambiente será cada vez mais próxima.

Essa questão deverá fazer parte da formação da equipe. Isso significa que o profissional precisará ter habilidade de propor soluções que ajudem na economia do material utilizado na produção ou mesmo na redução do consumo dos recursos naturais disponíveis — além de prezar pela reciclagem.

A produção deverá ser embasada em uma prática ambiental sustentável em todo o nível corporativo.

Como ter uma equipe diversificada?

Para implementar todas essas mudanças, as empresas precisarão contar com uma equipe diversificada — e a tecnologia avançada pode ajudar!

O processo seletivo se tornará mais preciso com a gestão comportamental, que detectará, por meio de um software, as competências dos candidatos a uma vaga, possibilitando à empresa fazer a contratação do profissional com o perfil mais alinhado às suas necessidades.

Além disso, em função da geração de millennials, a empresa deve dar atenção à diversificação, colocando em um mesmo ambiente profissionais com habilidades distintas. Isso ajudará no quesito inovação e no crescimento do negócio como um todo.

Para entrar no hall de empresas do futuro é preciso se atentar não só à formação da equipe e à utilização da tecnologia, mas ao gerenciamento do negócio.



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Semana Nacional do Crédito SEBRAE: entenda como funciona

Desenvolvimento

Day1 | Leandro Pinto

Desenvolvimento

Term Sheets - Negociação com Investidores

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR