4 empreendedores que vão fazer você correr atrás dos seus sonhos

Empresários de sucesso são exemplo para quem deseja investir no próprio negócio.

12-12-2018

empreendedores

Um
estudo promovido pela MindMiners mostrou que cerca de 66% dos brasileiros desejam abrir o próprio negócio. O aumento é motivado pela maior liberdade conferida ao empreendedor. Apesar desse montante, o número de pessoas que desistem é tão grande quanto a intenção. Isso acontece por falta de capital ou mesmo pela complexidade do mundo corporativo no Brasil, bem com a alta tributária.

Confira a lista a seguir para se motivar e não desistir!

1. Salim Mattar (Localiza)

Salim Mattar, fundador da Localiza (maior rede de locadoras de carro da América Latina), decidiu começar a empreender após uma bronca de seu pai. Ainda criança, ele contou que desejava ser pianista. O pai o fez prometer que ele se tornaria um empresário de sucesso.

Mattar abriu a Localiza em 1973, contrariando não só a opinião da família, mas também o momento em que o mercado se encontrava — apenas uma parcela da população tinha acesso a carro e o combustível era caro.

Ele e o sócio, seu irmão Eugênio Mattar, começaram com seis fuscas financiados para a locação. A partir disso, ele investiu no modelo de franchising, crescendo exponencialmente. Um grande ensinamento dele como empreendedor é 'seja perseverante e não tenha medo do clima hostil'.

2. Carlos Wizard (Wizard)

Outro na lista de empreendedores que vão fazê-lo correr atrás dos seus sonhos é Carlos Wizard, dono da rede de escolas de idiomas Wizard. Foi em 1987 que a primeira unidade da instituição foi aberta. De lá para cá, o fundador coleciona uma série de sucessos, como a criação do grupo Multi Educação.

Wizard costumava ajudar o pai (caixeiro-viajante) durante as suas férias escolares. Em entrevistas, o empresário destacou que isso o ajudou a criar senso de responsabilidade. Aos 17 anos, ele foi aos EUA com apenas US$ 100 para aprender inglês, mas também para trabalhar.

Após ter estudado e entrado em contato com a cultura americana, ele viu um nicho a ser explorado: o ensino de inglês em poucas semanas. Wizard já destacou que 'você deve pensar grande e começar pequeno'.

3. Romero Rodrigues (Buscapé)

Romero Rodrigues é outro nome que merece destaque, justamente por ter encontrado uma maneira de atender a uma demanda do mercado que era desconhecida. Aos 18 anos, ele entrou na faculdade de Engenharia Elétrica da USP. Um ano depois ele estava estagiando no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Poli USP.

Após dois anos, ele e mais dois amigos fundaram a Buscapé (1998). A ideia do negócio surgiu quando o amigo, Rodrigo Borges, pesquisou sobre uma impressora e não encontrou especificações técnicas do produto nem seu preço. Então, com um investimento de R$ 100 por mês de cada sócio, eles iniciaram a companhia.

Sobre empreender, ele diz que “ter sucesso não é apenas ter dinheiro, mas sim saber que uma ideia que parece impossível pode vir a ser uma empresa que irá quebrar paradigmas”.

4. Marcelo Cesana (Frooty)

Marcelo Cesana é o nome da persistência. Antes de ter se tornado o maior exportador de açaí do país, Cesana quebrou três vezes. Sua empreitada começou no mundo do frozen yogurt em meados de 1990. O produto não era muito conhecido, o que culminou em seu fracasso.

Ele então decidiu investir em fabricação de sorvete, o que começou a dar certo. No entanto, ele notou após um tempo que estavam surgindo algumas lojas de açaí no eixo Rio-São Paulo. Foi então que Cesana viu a oportunidade de investir no fruto que se tornou um verdadeiro sucesso nos últimos anos.

O segredo dele para ter uma fatia grande do mercado foi começar a produzir em larga escala. Hoje, quase 7 em cada 10 potes de açaí vendidos no país são da sua marca.

Para se tornar um dos empreendedores de sucesso, é preciso ter persistência, como vimos ao longo do artigo. A perseverança é a chave para correr atrás dos sonhos.

Quer se qualificar para empreender? Acesse a nossa página de cursos online!

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR