Empreendedor: planeje-se bem financeiramente

Especialista explica como fazer uma 'faxina financeira' e planejar-se bem neste início de ano.

14-01-2016
planejar-financeiramente-noticiasFoto: Shuttertock

O começo do ano é uma boa oportunidade para realizar um planejamento financeiro com eficiência. Na vida pessoal, é o momento de alinhar os projetos de vida, metas, viagens e sonhos. Já na vida profissional, é hora de olhar para o que aconteceu no passado e projetar as expectativas para o presente e o futuro da empresa.

'Além de números e tabelas, o importante é trabalhar comportamentos que possibilitem reduzir gastos fixos e variáveis', explica o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. Para o especialista, a educação familiar é capaz de dar frutos na rotina da organização.

Segundo Domingos, para se planejar bem, o empreendedor deve fazer um diagnóstico financeiro e descobrir em qual estágio se encontra. São eles:

1. Investidor
É quando há reservas e recursos para aplicar e uma condição favorável para realizar desejos e sonhos. 'Nessa situação, você precisa canalizar melhor esses recursos para saber em que período, como e onde realizará investimentos.'

2. Equilibrado
Nesse estágio, não há reserva disponível, mas também não existem dívidas. 'Pode ser preocupante se a pessoa passar a enxergar apenas o dia a dia'. Por isso, para o especialista, é necessário refletir sobre possíveis cortes de gastos, a fim de não se arriscar.

3. Endividado
'A pessoa ou empresa tem dívidas, mas elas já são previstas dentro do orçamento'. Segundo Domingos, pode chegar um momento em que os gastos irão aumentar e surgirão problemas. Portanto, é fundamental tomar decisões radicais para não contrair mais dívidas e fazer uma 'faxina financeira' para reduzir o seu padrão de vida.

4. Inadimplente
A pessoa não consegue pagar as contas e, provavelmente, está com o nome negativado. De acordo com o educador financeiro, essa é a situação mais consciente de todas: 'ele já está no fundo do poço e precisa fazer uma operação de guerra para aprender a viver com o que ganha.'

Evite erros
Para ter uma visão plena e projetar bem o futuro da empresa financeiramente, Domingos entende que a companhia não pode deixar de engajar as equipes. 'Envolva todo o corpo da empresa, pois o planejamento financeiro é um processo cíclico. Os colaboradores precisam saber como irão trabalhar, como está o mercado, quais são as previsões de vendas, as reduções de gastos e os planos de inovação.'

Aprenda mais
Uma maneira de se atualizar e aprender ainda mais sobre o tema é realizar o Curso Online 'Orientação Financeira', disponibilizado pelo Programa Avançar do Santander Negócios & Empresas. Aproveite também para conhecer os outros Cursos Online e os mais de 210 títulos de Vídeos sobre os temas: Gestão de Pessoas, Orientação Financeira, Marketing, Planejamento Estratégico, Jurídico, entre outros.


Leia também:

» Empreendedores de Recife participam de palestra do Santander sobre Gestão Financeira
» Vídeo: Diretor financeiro, um ativo estratégico




CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Expansão internacional: por que as empresas querem ir para fora do país?

Notícias e Atualidades

Como a fusão de empresas movimenta a economia brasileira?

Desenvolvimento

Avaliação de empresas – técnicas dificuldades e riscos

Desenvolvimento

Captando Recursos com Investidores para Crescer

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR