O que é e como fazer um diagnóstico empresarial?

O diagnóstico empresarial é uma ferramenta crucial para o crescimento da sua empresa. Entenda o que é e como fazê-lo.

08-05-2018

o que é um diagnostico empresarial


Com o diagnóstico empresarial, é possível identificar falhas e oportunidades para tomada de decisões com mais segurança e para criar estratégias que
alavanquem a eficiência do seu negócio.

Entenda exatamente o que é o diagnóstico empresarial e como aplicá-lo na sua empresa neste artigo.

O que é o diagnóstico empresarial?

É um relatório detalhado de tudo que se passa dentro da organização. Esse diagnóstico deve analisar os processos da empresa em todas as áreas, incluindo vendas, financeiro, marketing e gestão de pessoas.

Além de ser importante para que os gestores entendam os pontos de melhoria do negócio e foquem os recursos no que, de fato, é necessário, o diagnóstico empresarial também mostra as áreas da empresa que vão bem e não têm problemas de produtividade. Com isso, a liderança tem mais dados para a tomada de decisão.

Como deve ser feita essa avaliação?

O diagnóstico empresarial deve ser feito de maneira imparcial para que os resultados mostrem de fato a realidade da empresa.

Existem alguns métodos que permitem uma avaliação da organização e podem ser utilizados no diagnóstico, como a análise SWOT (ou FOFA, em português), que verifica as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças do negócio; e a matriz GUT, que classifica os problemas da empresa de acordo com os níveis de urgência e gravidade.

Qualquer que seja o método utilizado, é fundamental que esse diagnóstico facilite a compreensão dos aspectos problemáticos na organização, de maneira que os líderes consigam melhorar a distribuição dos recursos e fazer a correção das falhas. Com isso, a empresa terá mais estrutura para crescer e expandir.

 

O que o diagnóstico deve conter?

O diagnóstico empresarial deve conter alguns itens que permitam uma observação do negócio e também tragam uma direção dos próximos passos para a gestão. Entre eles estão:

Análise da situação:

É a primeira parte do diagnóstico e deve ser realizada de acordo com o mercado no qual está inserida. Essa investigação deve permitir a compreensão dos pontos fracos e fortes, assim como das ameaças e oportunidades para o seu negócio.

Descrição dos problemas:

Após a análise do contexto da empresa, o relatório deve apresentar exatamente quais foram os problemas identificados em cada departamento, de maneira que se possa pensar em soluções para as dificuldades encontradas.

Estratégias para resolução de falhas:

Por fim, a avaliação deve permitir o desenvolvimento de um planejamento estratégico para resolver os pontos fracos e as falhas. Afinal, não adianta fazer um diagnóstico sem pensar em como implantar mudanças.

A realização de um diagnóstico empresarial é de suma importância para identificar possíveis problemas na sua empresa, como gastos desnecessários, desorganização financeira, estratégias de marketing ineficientes, entre outras falhas. Com essa análise, você consegue entender melhor a sua empresa e pode fazer uma gestão estratégica que amplie o potencial do seu negócio no mercado.

Tem interesse em fazer um diagnóstico empresarial? O Santander Negócios e Empresas, em parceria com a Fundação Dom Cabral, oferece soluções gratuitas para a sua empresaara empresas. Conheça e descubra as principais necessidades de melhoria do seu negócio!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Conheça as vantagens da gestão de documentos na nuvem

Notícias e Atualidades

O que significa o Índice de Confiança do Pequeno e Médio Negócio?

Desenvolvimento

Day1 | Adriana Barbosa

Desenvolvimento

Remuneração Variável

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR