Dia Internacional de Luta Contra a Aids

A data mundial merece a divulgação de dados sobre o tema e discussões sobre métodos de prevenção

01-12-2017
Dia internacional da prevenção contra a Aids


O Dia Internacional de Luta Contra a Aids é lembrado em 1º de dezembro, desde o ano de 1987, ocasião em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) realizou assembleia conjunta com a Organização das Nações Unidas (ONU), na qual foi definida a data.

O Brasil passou a integrar o mesmo calendário no ano seguinte, em 1988.
O objetivo desta data é, antes de mais nada, promover a informação que visa à prevenção da doença, cujo nome é uma sigla em inglês para a síndrome da imunodeficiência adquirida.
Em meio a intensos esforços de diversos órgãos de saúde para produzir conteúdo informativo em campanhas sobre o assunto. Veja como você pode colaborar para disseminar este tema na sua empresa: 


Distribua materiais informativos

Em um primeiro momento, a produção de material informativo é sempre bem-vinda quando o assunto é a conscientização sobre a Aids. Folders, panfletos e cartazes podem ser boas referências.

Em tempos digitais, tente incentivar a divulgação desses temas no portal de comunicação interna, e-mail, WhatsApp, hotsites e e-books.

A produção de conteúdos deve ser direcionada e adequada à realidade do seu ambiente de trabalho e feixa etária da equipe.

É muito importante ter bastante cuidado com o texto e as imagens presentes nesses materiais e utilizar conteúdos de fontes confiáveis. A sugestão é utilizar, sempre, instruções autenticadas pelo Ministério da Saúde.


Organize Eventos sobre o tema

As discussões sobre epidemiologia e saúde são sempre muito proveitosas e podem ser trabalhadas em eventos organizados no ambiente de trabalho.

Reúna a equipe e tente agendar uma palestra ou bate-papo sobre o tema. Certamente, as autoridades locais de saúde podem providenciar possíveis fontes para essas trocas de ideias.

Outro ponto que pode ser discutido, caso haja a impossibilidade de realização do evento, até mesmo pelo tamanho da equipe, é a exibição de vídeos, documentários e orientações em grupos menores.

Luta contra a discriminação

Em datas como o Dia Internacional de Luta Contra a Aids, é fundamental reforçar o papel na batalha contra a discriminação, dentro e fora do ambiente de trabalho, de indivíduos portadores do vírus HIV.

Evite e alerte contra atitudes e crenças mentirosas sobre a doença. Seja um agente a favor da vida, da igualdade e do apoio a todos os cidadãos.

 

Sites úteis:

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Tudo que você precisa saber sobre férias coletivas e recesso de fim de ano.

Desenvolvimento

Desenvolvendo seu perfil como líder

Desenvolvimento

Boas Decisões Bons Resultados

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR