4 pontos de atenção ao contratar um executivo de alta performance

Contratar um novo funcionário é uma tarefa desafiadora. Para um cargo de chefia então, nem se fala! Entenda quais são as melhores práticas para selecionar o profissional ideal.

20-07-2018

contratar um executivo

A empresa cresceu e agora você sente a necessidade de dividir as decisões e a responsabilidade estratégica com outro profissional? Contratar executivo de alta performance não é um processo tão simples. Afinal, esses cargos demandam competências específicas.

Confira neste artigo a quais aspectos do perfil e da contratação desse profissional você precisa ficar atento!

Quem são os executivos de alta performance

Eles compõem o alto escalão da empresa e assumem cargos de chefia máxima nas diversas áreas do negócio. Em algumas organizações, eles também podem ser chamados de diretores — como um diretor do Recursos Humanos, do Marketing, do Financeiro e assim por diante.

Esses profissionais detêm conhecimento técnico em suas respectivas áreas de atuação e trabalham ombro a ombro com o empreendedor na tomada de decisão, garantindo que a operação sob sua supervisão esteja alinhada com as diretrizes da empresa.

De fato, são cargos de grande peso na companhia. Portanto, ao contratá-lo, fique atento a algumas competências necessárias para que ele execute sua função com eficiência:

1. Perfil analítico e orientação estratégica

A visão estratégica dá ao profissional a capacidade de enxergar além da sua própria área de supervisão. Isso engloba três aspectos principais:

?   ciência dos negócios;

?   capacidade de implementar um plano de ação;

?   habilidade de reunir e relacionar diversas informações.

Uma vez que não se limita ao seu setor de atuação, esse gestor consegue perceber problemas da organização e entender como sua equipe se relaciona com o todo. Dessa forma, ele é capaz de desenvolver um plano que contribua para o aprimoramento global da empresa.

2. Habilidade de liderança

Pode ser redundante falar que executivos do alto escalão precisam ter um perfil de líder. Mas é importante reforçar esse aspecto, pois a liderança chega a ser mais relevante do que a expertise técnica. Essa habilidade acolhe uma série de outras competências, tais como:

?   ter a capacidade de inspirar;

?   saber delegar tarefas;

?   ter visão de negócio;

?   expressar confiança;

?   ter comprometimento com o projeto;

?   saber se comunicar.

3. Conhecimento de mercado

Ao contratar executivo C-Level, avalie a compreensão dele sobre o mercado em que a empresa atua. Essa expertise engloba:

?   concorrência;

?   público-alvo;

?   normas ou leis que regem o setor.

Essa visão ampla sobre o segmento do negócio vai ser fundamental para que suas decisões estratégicas e operacionais estejam em conformidade com o que é praticado no mercado.

4. Compatibilidade com a cultura da empresa

Qual é a cultura da sua empresa? Isso inclui os valores e comportamentos característicos adotados pelos funcionários e gestores.

Por exemplo, pense em uma companhia que promove um modelo de autogestão com padrões flexíveis. Se ela contrata um C-Level mais aristocrático, pode gerar um grande choque cultural que prejudicaria a produtividade da equipe.

Contratar executivo de alta performance com habilidades compatíveis com a empresa é ponto de partida para uma parceria de sucesso. Ficar atento a esses principais aspectos ao longo do processo de recrutamento certamente vai ajudá-lo nessa tarefa.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Aprenda como fazer o cálculo de faturamento do MEI

Notícias e Atualidades

Como estruturar sua logística e garantir o sucesso da sua loja online

Desenvolvimento

Planejamento Estratégico

Desenvolvimento

Investidor ou empréstimo: como financiar meu negócio?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR