Consultoria estratégica: vale a pena investir?

A consultoria empresarial pode ser a solução para “desemperrar” a empresa naquela fase em que os negócios parecem estar parados.

03-04-2018

consultoria-estratégica

Também conhecida como consultoria empresarial, a consultoria estratégica consiste na formalização de soluções para desafios internos que partem do olhar de profissionais externos ao negócio. 

Quase todo tipo de aspecto pode ser melhorado por intermédio de uma consultoria especializada. De problemas como a falta de políticas de contratação até falhas pontuais, como produtos encalhados em estoque, quase nada escapa do olho clínico de seus profissionais.

Você ainda tem dúvidas sobre o termo, acha confuso ou não sabe identificar exatamente sobre o que se trata? Então acompanhe atentamente este artigo e entenda como a consultoria pode ser a solução que faltava para a sua empresa!

Um exemplo prático: empresa familiar

Vamos a um cenário hipotético: a empresa da família Silva está no mercado há alguns anos e é liderada pelo pai, Carlos, que tem como diretores seus filhos, Miguel e Carolina. Eles cresceram no mercado fazendo o que sabem de melhor e seus produtos realmente são diferenciados, o que lhes permitiu uma rápida expansão.

Com o tempo, a família Silva passou a ter dificuldades para gerenciar os negócios. Como não são profissionais de gestão, questões como contratações, impostos, estratégias e gestão financeira foram ficando para trás. Afinal, eles entendem mesmo é de produzir mercadorias.

O crescimento trouxe uma série de questões para as quais eles não estavam preparados. E agora, como lidar com tantas obrigações?

A resposta: consultoria estratégica 

Em empresas com gestão amadora, é muito comum encontrar seus proprietários, sócios e fundadores acumulando funções e tarefas para as quais não receberam nenhum tipo de treinamento. Nas empresas familiares, como o exemplo acima, essa é uma situação comum, e que pode ser solucionada com o apoio de profissionais especialistas em consultoria estratégica.

Não é apenas nesse aspecto que os consultores podem ajudar. Há casos em que o desafio é identificar gargalos de produção conforme demandas específicas e pontuais. No caso da empresa da família Silva, poderia ser, por exemplo, a queda nas vendas de determinado produto. Também há casos em que empresas tradicionais precisam se reinventar para continuar competitivas diante de novos desafios.

Quando a performance comercial de uma empresa cai, nem sempre os profissionais internos têm o alcance necessário para identificar soluções. Por outro lado, quem vem de fora chega com uma nova visão e ideias que são agregadas aos valores da empresa em avaliação. Portanto, trata-se de ampliar os horizontes, identificando as causas para os problemas e apontando possíveis soluções.

Algumas demandas que uma consultoria pode ajudar a solucionar são:

  • queda nas receitas, para saber por que as vendas estão diminuindo;
  • redução na produtividade, para saber onde a empresa está falhando;
  • reorganização de processos, para entender se todos sabem como e o que fazer;
  • treinamento e desenvolvimento, para saber como os profissionais podem se manter atualizados.

Cabe à empresa reconhecer se precisa ou não de apoio externo que possa indicar novos caminhos, considerando o esgotamento de modelos que não são mais efetivos. A contratação de uma consultoria estratégica é bem-vinda nos casos em que a empresa se encontra com problemas gerenciais, administrativos ou com queda nas receitas — mas há casos em que é melhor pensar duas vezes.

Credibilidade: o critério número um

É possível perceber que a consultoria lida necessariamente com informações sigilosas dentro das empresas para as quais prestam serviços. Existem muitas empresas e profissionais no mercado que se intitulam consultores, por isso, na hora de buscar uma parceria, o principal é pautar a escolha pela credibilidade. 

Tempo de mercado, casos de sucesso, abrangência territorial e multidisciplinaridade de seus profissionais são alguns fatores que indicam um histórico de bons serviços prestados. Portanto, se a sua empresa está precisando de uma consultoria estratégica, avalie criteriosamente, pesquise bastante e só decida quando tiver a certeza de que bons resultados serão alcançados.


Fundação Dom Cabral

O Programa Avançar possui uma parceria com a Fundação Dom Cabral para oferecer soluções educacionais nas áreas de Gestão e Governança, com condições especiais para clientes Santander Negócios & Empresas. É possível fazer uma avaliação gratuita para entender o grau de maturidade da sua empresa e receber um diagnóstico das principais necessidades para a melhoria do seu negócio. 

As soluções são direcionadas para empresas de pequeno e médio porte. Entre no link, analise uma das três opções disponíveis e escolha a que faz mais sentido para a sua empresa. 

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Blitzscaling: entenda o modelo de gestão que se tornou tendência

Notícias e Atualidades

Comportamento do consumidor: 5 dados que toda empresa deve acompanhar

Desenvolvimento

Criando Soluções a Partir de Seu Cliente

Desenvolvimento

Sustentabilidade: uma escolha que dá resultado

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR