Vale a pena contratar uma consultoria de RH? Entenda aqui!

Uma consultoria pode avaliar de forma imparcial as práticas do setor e oferecer novas opções para a melhoria do desempenho da equipe.

24-07-2018

consultoria de rh

É comum que o gestor tenha dúvida sobre a contratação de uma consultoria de RH para organizar o setor de Recursos Humanos de sua empresa. Por exemplo, ele questiona se esse tipo de parceria pode realmente agregar valor ao processo e se o custo é compensado pelo ganho — ou seja, se há Retorno Sobre o Investimento (
ROI) positivo.

Para ajudar a sanar esses e outros questionamentos, separamos seis motivos que justificam a contratação de uma consultoria de RH. Confira!

Recrutar os melhores talentos

Uma empresa especializada em RH geralmente mantém um banco de currículos de candidatos de excelência. Com a contratação de seu serviço, é possível recrutar o colaborador ideal para o seu negócio.

Além disso, a consultoria pode contribuir para a aplicação de Employer Branding. Essa estratégia consiste em fortalecer a imagem de um negócio para atrair e reter grandes talentos.

Otimizar o processo de seleção

Planejar e executar a seleção é trabalhoso e costuma interromper o trabalho por horas. Nesse caso, uma consultoria pode ajudar a desenhar um processo que otimize tempo, esforço e dinheiro — tanto para a contratação de funcionário quanto para a admissão de estagiário.

Desenvolver uma estratégia inovadora

Outro ponto positivo de uma consultoria de RH é que ela normalmente se mantém atualizada em relação às principais tendências do mercado. Com a ajuda dessa parceira, sua organização pode:

?   realizar um processo de acompanhamento que contribui para a evolução da equipe, como coaching ou mentoring;

?   implantar uma ação interna para aumentar a fidelização de funcionários;

?   executar uma gestão de pessoas eficiente em cada projeto;

?   alinhar a operação e a cultura da empresa com o comportamento da nova geração de profissionais — especialmente os millennials.

Aderir a uma nova tecnologia

A dificuldade de adotar uma nova tecnologia no RH pode ser superada com a consultoria. Ela ajuda tanto a escolher uma solução quanto a definir a melhor forma de implantá-la, evitando prejudicar algum processo em andamento. Ela pode colaborar com:

?   uso de inteligência artificial no RH;

?   migração para o recrutamento online;

?   implementação de e-learning (eletronic learning), ou aprendizagem eletrônica, a fim de aprimorar treinamentos.

Contar com a expertise de profissionais de RH qualificados

Uma boa consultoria reúne profissionais com grande expertise sobre o mercado. Eles poderão repassar conhecimento para os colaboradores do seu negócio, contribuindo para a melhoria da performance do setor de RH em curto, médio e longo prazo.

Esses especialistas normalmente conhecem a causa de certos problemas organizacionais, como os conflitos culturais e a comunicação agressiva entre pares. Dessa forma, são capazes de indicar a resolução de conflitos que emperram o desenvolvimento do negócio.

Reduzir custo

Muitas das vantagens mencionadas acima aprimoram os processos internos e geram economia. Além disso, uma consultoria de RH poupa recursos financeiros quando:

?   fornece orientação para a empresa se adequar às leis trabalhistas, evitando processos judiciais e multas de órgãos fiscalizadores;

?   contribui para a redução de turnover com o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho. Afinal, uma rotatividade elevada requer treinamento constante, o que gera custo;

?   implementa soluções de automação que diminuem erros e aumentam a eficiência de atividades;

Contratar uma consultoria de RH gera uma troca de conhecimentos que aumenta o capital intelectual da empresa, incluindo as melhores práticas de gestão de pessoas. Além disso, possibilita contar com o suporte de uma equipe especialista, o que é essencial para lidar com momentos de dificuldade no ambiente de trabalho.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

RH 3.0: entenda como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas

Notícias e Atualidades

Como resolver conflito entre colaboradores sem se desgastar?

Desenvolvimento

Gerencie o seu tempo de forma eficaz (Workshop completo)

Desenvolvimento

Como é ser um CEO mais novo do que os diretores?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR