Conheça os principais conceitos do marketing digital

Conhecer os termos para aplicá-los à estratégia do negócio é tarefa fundamental para qualquer empreendedor

27-04-2017

conceitos-marketing-digitalFoto: Shutterstock

O mundo está cada vez mais digital. Por esse motivo, empresas, se querem manter um bom posicionamento no mercado, precisam investir na atuação online.

Há uma série de ferramentas que podem ser utilizadas na hora de migrar para o ambiente online. A principal delas é o marketing digital, que atrai potenciais clientes e retém consumidores fiéis com um conjunto de estratégias efetivas, voltadas para facilitar a comunicação e a interação entre uma empresa e seus compradores.

Conhecer os termos do marketing digital para, então, aplicá-los à estratégia do negócio é tarefa fundamental para qualquer pequeno e médio empreendedor que quer continuar promovendo o desenvolvimento de sua organização. Portanto, confira, abaixo, doze deles:

INBOUND MARKETING: marketing de atração. Conjunto de estratégias utilizadas para conduzir o cliente de acordo com seus interesses, que tem como objetivo atrair, voluntariamente, consumidores para o site da empresa. O conteúdo é criado para educar – e conquistar – potenciais compradores sobre o segmento do negócio, transformando a organização em referência sobre determinado assunto.

MARKETING DE CONTEÚDO: principal ferramenta do marketing digital para conquistar novos clientes. Consiste na produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa, que envolva o usuário, de forma que se interesse pelo o que a organização tem a oferecer.

E-MAIL MARKETING: ferramenta utilizada para promover uma interação mais estreita entre a empresa e o consumidor. O conteúdo do e-mail pode ser composto por promoções, mensagens pessoais, iniciativas direcionadas, campanhas exclusivas para clientes etc.

E-COMMERCE: lojas virtuais, que oferecem comodidade ao cliente por poder comprar da própria casa. Há também o m-commerce, que significa os conceitos do e-commerce adaptados aos dispositivos móveis.

SEO: Search Engine Optimization – ou otimização de site. Ferramenta utilizada para alavancar a posição de um portal nos principais buscadores da internet. Técnicas como utilização de palavras-chave, título explicativo e código html no texto, além de deixarem o conteúdo mais agradável, gera mais tráfego para o site de maneira orgânica.

LINKS PATROCINADOS: ao invés da busca orgânica, estimulada pelas técnicas de SEO, a empresa que opta pelos links pagos pode aparecer nas primeiras posições dos buscadores, no entanto, pagando o valor estipulado por eles – e, muitas vezes, tendo menos taxas de abertura.

PALAVRA-CHAVE: facilita que o usuário, ao buscar determinados termos, acesse o site de uma empresa. Analisar o que os potenciais clientes estão procurando é fundamental para descobrir quais palavras-chave devem ser trabalhadas no conteúdo do portal da organização.

MÉTRICAS: conceitos que ajudam a medir a efetividade das campanhas de marketing digital.
• CAC (Custo por Aquisição de clientes): avaliar quanto está sendo gasto para adquirir um novo cliente.
• LTV (Lifetime Value of Customer): tempo de vida de um cliente.
• CTR (Click Through Rate): taxa de cliques em anúncio.
• KPI (Key Performance Indicators): acompanhar como está o andamento de ações e campanhas – se estão atingindo as metas propostas.
• ROI (Return on Investiment): retorno sobre o investimento que está sendo feito com as estratégias de marketing digital.

ENGAJAMENTO: termo utilizado no marketing digital, relacionado à interação entre público-alvo e conteúdo produzido pela empresa.

LEAD: potencial cliente de uma empresa que demonstrou interesse, preenchendo um formulário em seu site, em consumir seu produto ou serviço. Ou seja, o visitante de um portal que informou seus dados em troca de algum conteúdo da organização.

FUNIL DE VENDAS: conjunto de etapas da jornada de compra de um cliente. Do interesse por um conteúdo, até a compra, um consumidor deve passar por algumas páginas de um site, que devem ser estruturadas de acordo com a experiência e expectativas do consumidor.

PERSONA: representação fictícia de potencial cliente, construída baseada em dados de consumidores, como comportamento, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

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