Como resolver conflito entre colaboradores sem se desgastar?

Manter um ambiente de trabalho agradável e respeitoso é uma das tarefas mais árduas dos gestores

26-11-2018
conflito entre colaboradores

Onde há pessoas, inevitavelmente surgem desentendimentos. Por isso, a necessidade de resolver conflito entre colaboradores é uma situação comum, que causa desgaste ao gestor e uma queda no nível de produtividade da equipe. No entanto, é possível evitar esse problema ou, pelo menos, facilitar sua solução.

O fato é que qualquer empresa reúne pessoas com formações completamente diferentes. Nem sempre a resposta à presença de divergência é madura e racional, o que torna o conflito uma realidade incontornável. Quando essa situação é gerida da melhor forma possível, toda a equipe aprende com ela, o que favorece o crescimento organizacional.

Quer saber como encaminhar esse tipo de situação? Selecionamos algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira o artigo e descubra como evitar que esse problema divida a sua equipe e cause um grande transtorno no seu negócio.

5 dicas para resolver conflito entre colaboradores

É possível trabalhar com a resolução de conflito pensando tanto na prevenção quanto na solução. Selecionamos 5 dicas que ajudam nos dois aspectos. Acompanhe!

Estabeleça um código de conduta

O código de conduta estabelece uma diretriz para o comportamento do colaborador. Ele sabe o que a empresa entende como aceitável ou inaceitável e pauta suas ações em relação à clientela, à equipe de trabalho, aos fornecedores ou a qualquer outro stakeholder de acordo com essa norma.

Portanto, quando existe um código de conduta claro, há uma chance menor de surgimento de conflito por divergência relacionado a comportamentos ou processos. Esse é um mecanismo de prevenção muito importante para a empresa, que contribui para o engajamento dos funcionários.

Desenvolva a habilidade de escuta ativa

Ao ouvir um colaborador, pratique a escuta ativa. Independentemente de o conflito ser com um gestor ou com outro colega de trabalho, deixe que a pessoa narre sua perspectiva dos fatos sem interromper, criticar ou inibir sua sinceridade de qualquer forma. Fique atento e observe possíveis contradições, bem como diferentes interpretações de um mesmo episódio.

Depois desse processo, você terá uma visão ampla da questão. Será possível identificar o motivo da divergência e apontar um eventual equívoco de interpretação ou falhas reais que tenham acontecido nessa situação. Dessa forma, a probabilidade de que a intervenção leve as duas partes a um consenso é maior. ?

Tenha empatia

Coloque-se no lugar de quem está relatando um conflito. Tente entender a situação a partir do ponto de vista dessa pessoa, considerando o impacto que um fato causa na rotina dela. Isso ajudará você a ter uma dimensão exata do problema e de como argumentar para chegar a uma solução.

Busque soluções com a lógica do ganha-ganha

Em diversas situações, é possível chegar a um meio-termo, sempre levando os dois lados a perceberem que ambos podem ceder um pouco para aproveitar o melhor de cada ponto de vista e chegar a um resultado bom para todos. Essa é uma lógica conhecida como ganha-ganha, e utilizá-la nessas situações é muito efetivo.

Tenha em mente os objetivos estratégicos da empresa

Nem sempre é possível chegar a um consenso. Como gestor, será necessário tomar uma atitude que agrada apenas a uma das partes. Nesse caso, mostre que a sua decisão está considerando a alternativa mais alinhada aos objetivos estratégicos da empresa. Eles devem se sobrepor a questões pessoais, tendo em vista o sucesso do negócio e garantindo o bem de todos.

Essas práticas criam um ambiente favorável à discussão respeitosa. O grupo se sente compreendido pelo gestor e, ao mesmo tempo, desenvolve a empatia em relação a outros membros da equipe. Dessa forma, a confiança se torna o sentimento que permeia o relacionamento interpessoal no ambiente corporativo, favorecendo a colaboração e tornando a tarefa de resolver o conflito entre colaboradores menos desgastante.

A gestão de pessoas é um grande desafio, mas ao construir progressivamente uma cultura colaborativa pautada em valores sólidos e no respeito, o desgaste relacionado à solução de conflito entre os colaboradores tende a ser reduzido.

Falando em gestão de pessoas, você sabia que o Santander tem uma plataforma para cadastrar vagas e receber currículos? Essa pode ser uma ótima oportunidade para incrementar a sua equipe!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

RH 3.0: entenda como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas

Desenvolvimento

O dinheiro vem perdendo seu valor

Desenvolvimento

O Spoleto 21 e os benefícios da sustentabilidade

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR