Descubra como melhorar a comunicação entre matriz e filial

Otimizar a comunicação entre matriz e filial é fundamental para o sucesso corporativo. Confira, agora, como fazer isso!

03-05-2018

melhorar a comunicação entre matriz e filial


A comunicação entre matriz e filial é decisiva para que os bons resultados da “versão original” sejam replicados com sucesso. Para isso, prossiga na leitura deste artigo e saiba como evitar o ruído na comunicação da sua empresa. Vamos em frente?

Invista na comunicação interna

Um dos propósitos envolvidos em ações sistemáticas de comunicação interna é fortalecer a cultura organizacional. Significa que, não importa se na sede ou em uma filial, todos que tiverem contato com sua empresa perceberão o mesmo espírito.

No caso, espírito tem mais a ver com o jeito de ser da empresa, a imagem que ela transmite às pessoas em função do comportamento de seus colaboradores, aparência, organização e outros elementos, visíveis ou não.

A uniformização das práticas está ligada diretamente à manutenção de meios de comunicação internos. Nesse sentido, destacam-se:

?   intranet;

?   jornais e boletins;

?   divulgação de atividades recreativas/lúdicas;

?   informes de utilidade;

?   redes sociais próprias;

?   envio de SMS;

?   grupos de WhatsApp

Explorando as modalidades disponíveis, matriz e filiais estarão em sincronia com tudo de relevante que a empresa realiza, ao mesmo tempo em que mantém as pessoas atentas às boas práticas organizacionais.

Padronize suas operações

Especialmente em plantas industriais, a sinergia entre operários deve ser observada nos mínimos detalhes. Afinal, uma operação mal executada pode custar caro, cobrando seu preço na forma de acidentes de trabalho.

Surge, então, a necessidade de determinar Procedimentos Operacionais Padrão (POP). Em linhas gerais, o POP deve servir como um guia para a operação de máquinas, execução de rotinas operacionais de manutenção etc. Em suma, trata-se do documento organizacional que estabelece quem deve fazer, o que deve ser feito e como isso será efetivado.

Seja criativo

A comunicação eficiente é aquela que se faz entender por todos, desde o mais simples funcionário até os altos escalões de executivos. Seria pouco efetivo contar com canais como os já citados para transmitir conteúdos técnicos, com termos pouco acessíveis.

Isso tem a ver com um desdobramento da comunicação visando fortalecer os laços de confiança entre matriz e filiais, que é o aumento do engajamento e da motivação.

Um bom exemplo de ação criativa nesse sentido é dado pela mineradora Vale. Com larga experiência na extração de minério, e muita história para contar, os profissionais de comunicação da empresa lançaram um álbum de figurinhas para os funcionários presentearem seus filhos.

Foi um tremendo sucesso. Só de figurinhas foram impressas mais de 5 milhões de unidades, além de 30 mil álbuns, que renderam inclusive prêmios aos funcionários que os completassem.

E se sua empresa não conta com tantos recursos como a poderosa Vale, não tem problema. O mais importante é que a solução seja criativa e gere engajamento, dentro das suas possibilidades.

Utilize a tecnologia a seu favor

Considerando os múltiplos canais por onde pode circular a comunicação entre unidades de uma mesma empresa, é justo avaliar a necessidade de ferramentas tecnológicas para unificar a comunicação.

A UC, como é conhecida a Comunicação Unificada, é um importante recurso, e deve ser desenvolvido preferencialmente por empresas com expertise no assunto, uma vez que demanda soluções personalizadas.

Com essa ferramenta, a comunicação entre matriz e filial pode fluir livremente, evitando a interrupção nas trocas de informação simplesmente porque não se sabe a que canal recorrer.

Sua empresa já investe em alguma dessas soluções? Para saber ainda mais sobre o assunto, confira como empregar a tecnologia para melhorar a comunicação entre funcionários!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Sucessão em empresa familiar: como planejar o futuro?

Notícias e Atualidades

Após três anos, Brasil volta a gerar mais empregos que demissões

Desenvolvimento

Dica 1 - Expansão de Negócios

Desenvolvimento

Inovação com Maurcio Botelho e Marcio Utsch

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR