Como usar storytelling nas pequenas e médias empresas

Essa ferramenta ainda será tendência em 2018 e pode trazer benefícios poderosos para sua PME

03-01-2018
Storytelling empresas



Recursos de storytelling são utilizados na transmissão de conteúdos há muito tempo – sua versão corporativa é, sim, mais recente.

É possível dizer que os avanços tecnológicos e as efervescentes novas plataformas e mídias sociais possibilitaram uma aplicação ainda maior desse fenômeno, que passou a registrar eficiência corporativa mais latente.

 

O que é storytelling

Como o próprio nome em inglês expressa, Storytelling significa contar histórias. Narrar fatos expressando, no contexto de sua empresa, recursos que abordem passado, presente e futuro de determinada característica que você busca ressaltar nos negócios.

Essa ação se desenvolve com foco em pilares que indicam pontos de memória, momentos de decisão, sempre atrelados ao papel da emoção.

Esses recursos, se bem utilizados, convertem-se em eficiente ferramenta de marketing para sua empresa.

 

Componentes do Storytelling

Claro que um único artigo é um espaço bastante limitado para descrever todo o potencial desse recurso, que vem sendo amplamente difundido ao redor do mundo.

No entanto, existem alguns pontos que podem ser destacados para melhor compreender sua aplicação.

Um deles é a questão da superação. Nesse caso, trata-se de um dos aspectos universais que prendem a atenção da grande maioria dos públicos, como a proposta de uma história de sucesso que, no passado, enfrentou drásticas dificuldades.

Efeito semelhante é obtido, por exemplo, com um recurso narrativo chamado de jornada do herói – uma trajetória de superação, crescimento e redenção, mesmo diante de toda sorte de dificuldades.

 

Onde utilizar o Storytelling na PME

O marketing de uma pequena e média empresa pode ser delimitado com recursos de storytelling em diversas frentes.

Vamos aqui sugerir algumas.

Que tal trabalhar o roteiro narrativo com essas características, por exemplo, em um vídeo institucional, curto, a ser postado nas redes sociais da empresa?

Conte a história de personagens centrais para o desenvolvimento de seu negócio, seja dos proprietários, funcionários mais antigos, parceiros e clientes.

Certamente, os resultados podem ser muito bons em âmbitos como relacionamento, engajamento, branding e vendas.

 

*

Gostou do assunto? Em breve voltamos a falar um pouco mais sobre como usar storytelling nas pequenas e médias empresas.



CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Saiba como Steve Jobs mudou o DNA do trabalho

Notícias e Atualidades

Dicas para reorganizar seu negócio ainda em Janeiro

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Gustavo Ziller

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Nizan

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR