Como posicionar sua ideia durante uma reunião

Reuniões são o momento certo de apresentar sua imagem e construir sua reputação

19-04-2017

como-se-posicionar-reuniaoFoto: Shutterstock

Diariamente, empreendedores agendam reuniões com liderados, clientes ou parceiros para discutir os mais variados temas relacionados ao andamento de seu negócio.

Alguns encontros reúnem um grande número de pessoas, fazendo com que nem todos profissionais consigam expor suas ideias – especialmente os mais tímidos ou iniciantes. Mas é preciso perder o medo de se posicionar. As reuniões são o momento certo de apresentar sua imagem e construir sua reputação.

Nesse caso, a insegurança facilmente pode ser substituída por uma atuação muito mais confiante. Confira, abaixo, como posicionar seus pontos e ideias durante uma reunião. E lembre-se: não se preocupe em relação à percepção dos demais participantes. Dê uma chance para você e se surpreenda com os resultados!

OBJETIVO ESPECÍFICO
Para toda reunião, pense em um objetivo. O que você precisa, exatamente, apresentar no encontro? Ao selecionar previamente os pontos que precisam ser destacados e qual o rumo que a conversa deve tomar fica mais fácil se posicionar e conduzir os participantes para sua apresentação/colocação.

PREPARAÇÃO
Quanto mais preparado você estiver para a reunião, mais fácil será participar – e se posicionar. Nunca vá para o encontro despreparado. Pesquise antes, especialmente o tema que você deseja discutir. Assim, quando for questionado pelos demais participantes – o que, eventualmente, pode acontecer –, você não terá medo de se colocar, afinal, estará dominando o assunto.

TREINAMENTO
De cada reunião, tire um aprendizado diferente, para que, nos próximos encontros, você já tenha aprendido com seus erros. Tudo é questão de saber reconhecer as falhas e desenvolver os pontos negativos percebidos. Além disso, não tenha medo de treinar. Em casa, no carro: selecione os temas que serão discutidos e treine apresentá-los – a prática ajuda no desenvolvimento da autoconfiança.

ANALISE
Você sabe com quem irá se reunir? Analise as empresas, clientes, parceiros e até mesmo funcionários antes de encontrá-los. Assim, fica mais fácil criar um discurso mais relacionado com a realidade de cada público, facilitando a compreensão do ouvinte.

AUTOCONFIANÇA
Na hora de se posicionar, evite frases que minimizam suas ideias, pontos e palavras que demonstrem insegurança, como “não sei”. Procure falar com confiança, mesmo que você não esteja confiando em si mesmo naquele momento – aos poucos, isso tende a melhorar. Dominar o tema antes do encontro é fundamental nesse momento.

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