Como melhorar a comunicação interna em uma empresa

Saiba o que fazer para aumentar o trabalho em equipe entre os funcionários e tornar a companhia mais eficiente

31-10-2019
Como melhorar a comunicação interna em uma empresa
Foto: Envato Elements

A falta de uma comunicação efetiva pode ser bastante prejudicial ao funcionamento de uma empresa. Isso porque, em muitos casos, o gestor não esclarece o que ele espera dos funcionários, da mesma forma que a equipe pode não expressar suas ideias de uma forma clara ao dirigente. A falta de um diálogo mais consistente é capaz de gerar confusão, afetando a produtividade e desperdiçando o tempo e esforço da companhia.

Pensando nisso, selecionamos 5 recomendações para aumentar a eficácia da comunicação no ambiente corporativo. Confira:

1. Explicar o porquê dos pedidos feitos aos funcionários

É importante explicar o motivo pelo qual uma solicitação é feita à equipe, deixando claro quais são os principais objetivos da proposta. O gestor deve explicar como ela funcionará no ambiente da empresa.

2. Fornecer detalhes sobre as atividades propostas

Quando um chefe solicita uma tarefa, é interessante que ele a explique detalhadamente, mostrando o que precisa ser feito e por onde começar. É preciso saber mostrar quais os métodos que podem ser mais eficientes para isso.

3. Pedir um feedback

Quando um chefe solicita uma tarefa, é útil procurar saber se os funcionários estão compreendendo o que ele propõe. Para isso, ele pode perguntar se o time possui alguma dúvida em relação ao que foi pedido ou sobre algum outro ponto relativo à empresa. Obter um feedback é fundamental.

4. Estimular a equipe a fazer perguntas

Para ter uma boa comunicação no ambiente de trabalho, o líder deve encorajar os empregados a questionarem, valorizando as perguntas, mesmos que elas já tenham sido feitas em outro momento. Caso não tenha assimilado alguma informação, é importante que a equipe não tenha medo de pedir ao gestor que ele as repita.

5. Incentivar a troca de ideias

O compartilhamento de ideias é uma ótima forma para aumentar o diálogo no espaço corporativo. É interessante incentivar os funcionários a trocarem experiências entre si, expondo pontos de vista diferentes e propondo novas sugestões para o desenvolvimento da companhia.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

eSocial passa a substituir livro de registro de empregados

Notícias e Atualidades

Como fazer uma entrevista de emprego sem cometer erros

Desenvolvimento

Gestão de Pessoas 1 - Maira Habimorad

Desenvolvimento

Empresas familiares e as contribuições da governança corporativa

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR