Como lidar com uma semana de vendas ruim

Sua equipe é o seu maior recurso na hora de melhorar o resultado de vendas

10-02-2017

lidar-semana-vendas-ruimFoto: Shutterstock

Quando trabalhamos com vendas, é normal que uma semana gere resultados mais positivos do que outras: as flutuações nos lucros são comuns – independentemente do setor.

A preocupação em bater metas, no entanto, pode prejudicar seu principal recurso: sua equipe. O desgaste emocional e físico da busca por resultados melhores pode atingir a produtividade e qualidade no trabalho do time – peça fundamental na hora de conquistar clientes.

Para evitar que isso aconteça, quando tiver uma semana de vendas ruim, organize o quanto antes uma reunião com sua equipe para conversar sobre o que aconteceu, identificar problemas em conjunto e descobrir como se prevenir para o futuro.

Não deixe para a última hora: confira o que deve ser dito no encontro para que ele seja efetivo e gere resultados melhores na semana seguinte.

Quão distante ficamos de atingir a meta?
Comece a reunião apresentando os resultados. Avalie se a perda sofrida estava dentro do esperado ou se algo aconteceu de errado. Analise sua comunicação, seus produtos e serviços e seu time para verificar se algo de incomum aconteceu. A partir da resposta, defina, com a equipe, como podem proceder para evitar que o mesmo aconteça nos próximos dias.

Lembre-se: oscilações são comuns; preocupe-se com ações mais rigorosas e repense seu posicionamento se os resultados ficaram realmente abaixo da meta mais de uma vez.

O que nos fez perder o rumo?
Analisem, em conjunto, se os resultados ruins poderiam ter sido evitados. Em semanas com feriados, por exemplo, é comum que os lucros oscilem, mas perder um cliente porque não soube atendê-lo bem ou auxiliá-lo com suas necessidades é inaceitável, pois estava sob seu controle.

Aproveite esse momento para encorajar seu time a refletir sobre o que deu errado e como a semana poderia ter sido diferente; mostre como eles podem aprender com erro e desenvolverem-se para próximos desafios.

Como evitar que isso aconteça novamente?
Se o fator decisório foi algo que estava sob seu controle, pense em como garantir que a situação não se repita. O problema raramente será de apenas uma única pessoa, por isso, pense em atividades e treinamentos para melhorar a performance do time – que pode estar desmotivado por algum acontecimento: converse sempre com a equipe para evitar que isso aconteça.

Como aumentar as vendas da semana seguinte?
Talvez sua atuação no mercado não esteja sendo efetiva. Reveja as ações de longo prazo, pois seu negócio pode estar precisando de investimentos em novas iniciativas, como anúncios, promoções exclusivas, comparecimento em eventos e, o mais importante atualmente: presença nas redes sociais. Analise e repense seu posicionamento para o mercado – esteja atualizado às tendências para não ficar para trás.

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