Como fidelizar o cliente?

Fazer com que um consumidor retorne e faça negócios com a sua empresa novamente é um passo muito importante. Fizemos uma lista de recomendações

05-02-2018

Cliente

Fidelização é um conceito que já faz parte da estratégia de muitas empresas, que apostam em benefícios para atrair e engajar consumidores. Estar atento à jornada do cliente e capturar todas as informações que irão possibilitar uma abordagem mais minuciosa estão entre os métodos de como fideliza-lo. Conheça outras dicas para ampliar a lealdade dos consumidores.

 

Comunique-se bem

Além de procurar conhecer bem o seu cliente e os hábitos dele, torne a comunicação mais atrativa. Seja claro e objetivo ao apresentar o seu produto ou serviço. Em primeiro lugar, faça valer a frase clássica durante o atendimento: “Posso ajudá-lo? ”. Isto quer dizer que você deve realmente amparar os anseios de seu cliente para somente depois falar em preços ou promoções.

 

Faça o cliente se sentir especial

Educação e sorriso no rosto são fundamentais para um bom atendimento. Porém, essas características são tão básicas que raramente vão ser determinantes para fidelizar o cliente. Hoje em dia é preciso ir além do convencional e do previsível.

O consumidor deve se sentir especial, único. Para tanto, você deve seguir estratégias do tipo: mostre que se preocupou com cada passo de seu cliente na empresa e que não mediu esforços para desenvolver o atendimento com zelo e afeição.

 

Não seja ansioso com as vendas

Perseverante, sim. Ansioso, jamais. Há uma diferença muito grande entre as duas características. Enquanto vendedor, você não deve se desesperar e partir para o tudo ou nada – no sentido de “empurrar” determinado produto ao consumidor. Seja paciente e crie uma relação com o cliente.

Nem sempre uma pessoa entra em uma empresa para, de fato, comprar ou contratar um serviço. Se você acha que a sua insistência sem controle vai lhe render bons frutos está enganado. Fidelizar um cliente é, acima de tudo, estar sujeito a gastar a sua conversa simplesmente como forma de estabelecer elo e vínculo saudáveis.

 

Esteja atento à opinião do cliente sobre o seu negócio

Não é do perfil de todos falarem “na cara” quando ficaram insatisfeitos com o atendimento. Por isso, mantenha canais de marketing na Internet, como sites e páginas em redes sociais, para poder filtrar o que de bom ou de ruim estão dizendo a respeito da sua empresa.

Através dos testemunhos, você consegue enxergar em quais aspectos pode melhorar para fidelizar o maior número de clientes possível.

 

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

3 dicas para aumentar as vendas no Dia das Crianças

Notícias e Atualidades

Os principais nichos do e-commerce em 2019

Desenvolvimento

A Revolução do E-commerce no Brasil

Desenvolvimento

E-commerce de A a Z

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR