Como o ano de eleição pode interferir na internacionalização

Período eleitoral é uma época que pode ter influências em diversas áreas da economia – tanto interna quanto externa. Conheça alguns pontos.

20-03-2018

eleições-internacionalização

Em outubro de 2018 os brasileiros vão às urnas para eleger o futuro presidente, governador, senador, deputado federal e estadual ou distrital, e este processo pode causar impactos no mercado interno e externo – principalmente, por meio de seus efeitos nas empresas multinacionais. 

Este artigo vai trazer alguns pontos sobre como o ano de eleição pode interferir na expansão dos negócios para o exterior.

Casos em que as eleições interferem na internacionalização

Muito mais que o fato de ser o ano eleitoral, são as circunstâncias em que acontecem as eleições que podem surtir efeitos mais evidentes na economia.

O ano de eleição é marcado por etapas que são recebidas com maior e menor euforia pelo mercado. O anúncio dos candidatos, da equipe econômica e, no decorrer dos meses, a campanha: notícias, discursos, etc.

Se absorvidas de maneira negativa pelo mercado, essas notícias podem influenciar o processo de internacionalização – principalmente se influírem nas variações do câmbio, ou seja, na subida ou queda de uma moeda estrangeira em relação ao real. Se o dólar subir, por exemplo, todos os equipamentos e insumos importados ficarão mais caros para o empreendedor nacional. Em compensação, os produtos da empresa ficarão mais baratos no exterior, o que pode ser um incentivo para iniciar uma estratégia de exportação. 

Outra possibilidade de impacto na internacionalização vinda das eleições está relacionado à confiança. Momentos de instabilidade econômica que sejam motivados pelo processo eleitoral costumam gerar queda nos investimentos das empresas – tanto nacionais quanto multinacionais. No caso das multinacionais, é comum que os investimentos sejam reduzidos durante o período até que o cenário político seja estabilizado.

 

*

Em linhas gerais, o ano de eleição costuma ser diferente dos demais tendo em vista seus efeitos no cenário econômico. É importante estar atento às movimentações do mercado, do câmbio e ter um planejamento estratégico para os meses que antecedem o período eleitoral.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Quais são as marcas brasileiras com maior presença no exterior?

Notícias e Atualidades

A política tributária dos EUA atrai empresas brasileiras? Veja!

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR