Como criar um Relatório de Sustentabilidade

Relatórios apresentam desenvolvimento sustentável das empresas

28-07-2017

relatorio-sustentabilidadeFoto: Shutterstock

O tema sustentabilidade está em pauta: cada vez mais a sociedade exige que as empresas presentes no mercado prezem por práticas sustentáveis em sua produção e atuação. Com isso, organizações precisam se tornar agentes transformadores e valorizarem o desenvolvimento sustentável tanto de seus processos como da comunidade em que estão presentes.

Mas não basta apenas repensarem seu desenvolvimento organizacional, as companhias precisam comunicar seus stakeholders do que estão fazendo ou do que propõem fazer. É aí que entra o Relatório de Sustentabilidade, meio de análise da estratégia empresarial, que mostra a evolução de assuntos pertinentes à atividade sustentável (econômico, social e ambiental) que a organização se comprometeu a trabalhar.

O Relatório serve como um modelo de gerenciamento de ações: a empresa, com ele, mostra o que realizou em determinado período, o que precisa mudar e o que fará para trabalhar essas questões. Basicamente, a organização consegue garantir e prestar contas à sociedade de suas responsabilidades e impactos sustentáveis.

A ferramenta, que deve ser produzida semestral ou anualmente, também serve como método de avaliação de desempenho da sustentabilidade da empresa em relação às normas e códigos. Ao se propor a gerenciar seus processos de forma pública, a organização mostra-se mais comprometida ao desenvolvimento de seus funcionários e da comunidade em que está presente, adotando melhores práticas de governança corporativa e avaliando continuamente a influência de suas ações sobre a sociedade e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

COMO CRIAR UM RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE NA SUA EMPRESA
Antes de começar a desenvolver seu Relatório de Sustentabilidade, a empresa deve estar ciente de que o documento deve ser escrito para todos os públicos interessados, de fornecedores aos consumidores e, por isso, deve abordar todos os pontos relevantes para a sociedade como um todo.

O processo de desenvolvimento do Relatório consiste em identificar e mensurar o desempenho sustentável da organização no período determinado. Se o documento for anual, por exemplo, é preciso exemplificar tudo o que foi feito no último ano, os impactos das ações na sociedade e o que se propõe para os próximos meses.

A organização deve divulgar todos os números e dados que ajudaram a compor o Relatório, além das exigências legais que cumpre. O documento deve apresentar, de forma transparente, os ganhos e perdas da empresa em relação às suas atividades sociais, ambientais e econômicas e definir os indicadores de mensuração relevantes para o negócio, que auxiliarão a companhia a medir seu desenvolvimento sustentável na próxima edição.

Como diversos públicos irão ler o Relatório, o documento deve conter um breve resumo sobre a história da organização. Além de se comprometer a divulgar as informações necessárias, a empresa também deve ficar atenta a utilizar uma linguagem de fácil leitura, explicando termos técnicos e explorando a utilização de infográficos e recursos visuais para facilitar a compreensão.

É fundamental que o Relatório contenha apenas informações verdadeiras e que esteja totalmente alinhado à estratégia da empresa. Ao ser sincera ao falar das conquistas e metas, a companhia conquista a confiança do mercado, parceiros, colaboradores e sociedade como um todo.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

No Dia Nacional da Inovação, é hora de você começar a inovar!

Notícias e Atualidades

As vantagens e os desafios na hora de expandir seu negócio para o mercado internacional

Desenvolvimento

Reestruturação de Empresas: Fatores Críticos de Sucesso

Desenvolvimento

Aprenda os segredos de um dos maiores CEOs de todos os tempos