Como criar a cultura organizacional de sua empresa

A cultura organizacional guia os funcionários a lidar com situações comuns à rotina da companhia

31-05-2017

Foto: Shutterstock

Um dos principais desafios enfrentados por empreendedores é construir uma empresa independente. O que isso significa? Ter um empreendimento que não depende unicamente de sua presença para resolver demandas ou desafios diários.

Para isso, é preciso ter uma cultura organizacional bem estruturada, de modo que cada funcionário internalize os propósitos e motivações da companhia, para exercer sua função de forma adequada e responsável.

A cultura organizacional de uma empresa é a soma da missão, visão e valores da companhia e guia os funcionários a lidar com situações comuns à rotina da organização, sem prejudicar o andamento do negócio. Descubra como estruturar a do seu empreendimento.

1. O que você quer que a sua empresa seja?
Antes de criar a política, é preciso definir como você quer que a sua empresa seja vista pelo mercado e como quer que ela funcione internamente. Defina sua missão (razão de ser da companhia), visão (o que norteia a organização) e valores (convicções que fundamentam as escolhas do empreendimento). Faça o exercício de observar sua empresa de fora, como um cliente, por exemplo, para estruturar essa parte. O que precisa mudar? O que mais é preciso alinhar?

2. Como seus funcionários veem sua empresa?
Não esqueça de estruturá-las pensando, também, na realidade dos funcionários. O que aconteceria se os seus colaboradores tivessem a oportunidade de mostrar como enxergam o ambiente de trabalho? A partir da percepção dos funcionários, é possível criar uma cultura inspiradora, capaz de engajar as equipes e gerar resultados mais positivos. Crie as políticas de modo que os funcionários internalizem os propósitos com facilidade e motivem-se com as propostas de crescimento.

3. Sobre que mais os colaboradores precisam estar cientes?
A cultura organizacional da empresa é composta por tudo o que está presente diariamente na rotina da companhia: práticas, hábitos, comportamentos, símbolos, crenças, princípios, cerimônias, políticas e sistemas. Você já tem tudo isso bem definido? Lembre-se: ela deve ser criada de modo que direcione o comportamento e mentalidade de cada funcionário.

4. Sua política está clara?
Após estruturar a política, é preciso questionar-se se ela está compreensível. Se ela não estiver estruturada de maneira simples e clara, pode vir a atrapalhar o andamento do negócio. Linguagem padrão e itens bem explicados são fundamentais para que os funcionários internalizem seu conteúdo e botem ele em prática.

5. Como facilitar a compreensão da cultura?
Um profissional desalinhado ao negócio pode atrapalhar todo andamento de um empreendimento. Por isso, a cultura organizacional deve estar integrada às comunicações da empresa, de forma que esteja presente diariamente no dia a dia de um colaborador. Informativos, banners, citações em comunicações internas, comunicados, intranet e até mesmo em reuniões ou outros encontros presenciais. É essencial que todos os funcionários a conheçam e tenham acesso a todos os documentos internos.

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