Como bons líderes se comunicam com suas equipes

Comunicar-se bem com o time é fundamental para o bom desempenho da área; confira estratégias para tornar sua comunicação efetiva

14-02-2017

bons-lider-comunicam-equipeFoto: Shutterstock

Entre as qualidades que um líder deve ter está a comunicação: um bom gestor deve ser um bom comunicador – seu posicionamento afeta diretamente o andamento dos planos a serem implantados.

De maneira superficial, a comunicação é baseada na troca de informações, como delegação de responsabilidades e definição de expectativas. Por isso, no seu papel, é preciso ter cuidado com a forma que se comunica: as mensagens devem ser passadas com clareza, evitando que surjam dúvidas na sua equipe sobre o conteúdo apresentado.

Um dos principais motivos de conflitos em equipes é a interpretação equivocada dos fatos. Como a maneira com a qual você se comunica afeta diretamente seu time, descubra estratégias para melhorar suas habilidades de comunicação.

ESCOLHA OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
Verifique se você está escolhendo a plataforma de comunicação mais efetiva. Os canais devem ser apropriados de acordo com a mensagem que você deseja passar.

Um grupo para trocar mensagens é efetivo para ações do dia a dia; reuniões e encontros presenciais são necessários para assuntos mais sérios ou para discutir informações confidenciais, apresentar resultados etc.

PRESTE ATENÇÃO NO SEU POSICIONAMENTO
Quando quiser passar uma informação, lembre-se do que você quer dizer e como seu ouvinte pode interpretá-lo. Por exemplo, se um funcionário não conseguiu cumprir um prazo e você quer mostrar como não cometer o erro novamente, preocupe-se em não fazer com que ele se sinta culpado, mas sim mostre como pode desenvolver-se para situações futuras. A interpretação dependerá de seu posicionamento, da maneira como fala e ensina.

SEJA CONCISO E DIRETO
Uma pessoa concisa é aquela que consegue se comunicar de maneira objetiva e sucinta. A concisão permite que você transmita o máximo de informação possível, usando pouco espaço e economizando tempo. Fale apenas quando tem algo a dizer, e garanta que o seu ponto está claro para a pessoa com quem você está falando.

OUÇA COM ATENÇÃO
A verdadeira comunicação é uma via de mão dupla. Se um membro da equipe quiser opinar algo ou falar durante reuniões ou até mesmo apenas com você, concentre-se no que ela tem a dizer. Olhe nos olhos do profissional, mostre que está interessado no que diz e responda conforme o que foi exposto.

MANTENHA-SE DISPONÍVEL PARA CONVERSAS
Sua equipe precisa confiar em você e sentir que você está aberto para conversas. Não é possível estar disponível o tempo todo, mas é vital que eles se sintam confortáveis em falar quando quiserem. Seja paciente e demonstre atenção em seus pensamentos e opiniões, assim, eles ficarão mais propensos a compartilhar eventuais problemas e situações com você – que deve ficar a par de tudo o que acontece na área.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe o que é inovação disruptiva?

Notícias e Atualidades

Conheça o indicador que você não pode deixar de medir na sua empresa

Desenvolvimento

Criando Soluções a Partir de Seu Cliente

Desenvolvimento

Gestão de mudanças