Entenda como grandes empresas contratam startups para inovar

Esse tipo de negócio pode ser positivo tanto para empresas como para startups.

30-06-2015
 empresas-contratam-startups-para-inovar-noticiasFoto: Shutterstock

Desde 2013, grandes empresas começaram a se interessar pelos serviços de inovação oferecidos por startups. Nos dias atuais, essas contratações têm ganhado espaço no mundo corporativo. O objetivo das companhias é aproveitar as novas ideias e projetos que as startups têm a oferecer, para solucionar problemas ou implementar novas ferramentas.

Para o diretor executivo da ABStartups (Associação Brasileira de Startups), Guilherme Junqueira, esse tipo de negócio é benéfico para os dois lados. 'A empresa ganha porque recebe novos tipos de pensar e inovar em uma velocidade adiantada, pois as soluções estão prontas. Para a startup, é uma oportunidade de crescer e atrair cada vez mais clientes'.

Às vezes, a organização não consegue enxergar novas oportunidades de inovação por estar presa às tarefas do dia a dia. Por isso, analisar os serviços das startups pode trazer um contexto diferente. Segundo Junqueira, o primeiro desafio para a empresa é entender como a startup funciona. A partir daí, a startup faz uma apresentação de seus produtos, na tentativa de vender o seu serviço. 'O Pitch Corporate, evento da ABStartups que tem o objetivo de apresentar soluções inovadoras, teve índice de 40% de êxito, ou seja, a cada 10 apresentações, 4 fecharam contratos'. A associação acredita que essa taxa tende a crescer.

Cases

1. A Electrolux contratou a Startup Tracksale para passar a oferecer uma solução inovadora de pesquisa e satisfação dos clientes. Segundo a Electrolux, as vendas aumentaram em R$ 5 milhões em 18 meses de uso da plataforma. Os dados ajudam na tomada de decisão para a evolução dos processos e produtos.

2. A marca de cigarros Souza Cruz contratou a Startup Convenia, que oferece uma plataforma de benefícios de descontos para funcionários. Após a parceria, a Souza Cruz informou um aumento de 70% no número de impactados pelo programa de benefício da empresa, em apenas 3 meses de implementação da plataforma. Além disso, o número de beneficiados pela iniciativa dobrou.

Leia também:
» Vídeo: lições de um empreendedor de sucesso
» Vídeo: que tipo de profissional faz parte da equipe de vendas ideal?




Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

O que é SEO e como melhorar seu posicionamento na internet

Notícias e Atualidades

Qual a relação da economia colaborativa com o consumidor

Desenvolvimento

Como comercializar a tecnologia produzida no Brasil

Desenvolvimento

O poder da inovação