Guia rápido de como abrir uma franquia – Parte 1

Saiba como entrar de cabeça no mundo dos negócios sendo um franqueado. Aqui reunimos as principais dicas para iniciar seu sonho

12-02-2018

franquia1


Nos próximos dias, vamos abordar esse tema de maneira simples e direta, com o objetivo de criar um guia rápido de como abrir uma franquia.

Investir nesse segmento significa trabalhar com uma área que está em crescimento. De acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF), trata-se de um ramo que vai registrar 10% de aumento em 2018.

Diante dos bons números e de um mercado que a cada dia parece estar mais estruturado para receber novos integrantes, segue aqui a primeira parte dos passos que devem ser seguidos na abertura de sua primeira franquia.

 

O que significa ser um franqueado?

Abrir uma franquia significa firmar um contrato com uma marca que já exista no mercado, para poder utilizá-la, atendendo às determinações do franqueador.

Para dar alguns exemplos de franquias no Brasil, podemos citar O Boticário, Subway, Cacau Show, Colchões Ortobom, etc. Isso para elencar apenas alguns nomes que já estão bastante consolidados no mercado brasileiro – para se ter uma ideia, o O Boticário tem mais de 3,7 mil unidades.

Ainda existem negócios de vários tamanhos, que se adequam a vários “tamanhos” de bolsos e possibilidade de investimento.

 

Qual o segmento ideal para a franquia?

Alimentação, saúde, beleza, decoração, mercado pet, moda? Qual dessas áreas deve ser a escolhida para investir em uma franquia?

Parte dessa pergunta está relacionada a você e a outra metade está ligada às possibilidades e análises do mercado em geral.

Mesmo que determinada área esteja em efervescência de crescimento, é importante que o seu negócio tenha identificação e paixão próprias.

 

Como saber mais sobre o perfil do seu negócio

Busque levantar dados, números, explicações e tendências de cada segmento de mercado no setor de franquias no Brasil.

Órgãos como a própria ABF e o Sebrae podem ser bastante úteis no volume de informações e orientações sobre esse tema.

Outro caminho fundamental é conversar com pessoas que já estejam nessa jornada. Colha suas experiências e fale sobre os desafios – talvez possam se converter em futuro “socorristas” para os momentos mais complicados.


Veja as outras duas partes do Guia rápido de como abrir uma franquia – Parte 2 | Parte 3

 

*

Na segunda parte do nosso guia rápido de como abrir uma franquia, vamos falar sobre os detalhes que envolvem uma relação entre franqueado e marca.

Conheça as soluções para franqueadores e franqueados do Santander.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Governo amplia autorização para trabalhar aos domingos e feriados

Notícias e Atualidades

Planejamento sucessório nas empresas é assunto delicado e merece atenção

Desenvolvimento

Como evitar problemas trabalhistas na demissão

Desenvolvimento

O que um acordo de acionistas precisa conter?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR