Capacitar os funcionários para a era da Indústria 4.0 não precisa ser um problema

Novas tecnologias exigem formação contínua para a equipe.

28-12-2018

.

O surgimento da era da Indústria 4.0 promoveu diversas mudanças no mercado: ambiente automatizado, informação em forma de dados, armazenamento de arquivo em nuvem, entre outras. Nesse cenário, capacitar
funcionários é uma ação necessária, uma vez que é preciso aprender a dominar algumas ferramentas.

De acordo com um estudo do Boston Consulting Group (BCG), nove tecnologias caracterizam essa fase:

  • robô automatizado;

  • manufatura aditiva;

  • simulação;

  • integração vertical e horizontal de sistemas;

  • Internet das Coisas;

  • Big Data e analytics;

  • computação em nuvem;

  • segurança cibernética;

  • realidade aumentada.

Tudo isso representa uma verdadeira revolução tecnológica carente de profissionais que tenham novas habilidades. Logo, é preciso se adaptar.

Confira a seguir as principais dicas para promover a capacitação da equipe sem complicação.

Crie um programa de desenvolvimento constante

O funcionário da Indústria 4.0 deve estar preparado para trabalhar com máquinas complexas e um sistema integrado que permite o acesso à informação em tempo real.

É necessário participar de um processo de treinamento contínuo para entender e aplicar conceitos básicos sobre tecnologias, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas e robótica.

Afinal, são muitas informações para assimilar e colocar em prática. Além disso, o profissional precisa se manter atualizado e ficar de olho em pesquisas de mercado a fim de alcançar um bom resultado.

Busque um curso ou parceiro na área da educação

Ainda é difícil encontrar qualificação na área. Entretanto, algumas instituições começaram a perceber a demanda e a disponibilizar um curso completo, como é o caso do SENAI — Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

As aulas são pagas, mas você também pode fazer parceria com uma escola de qualificação, além de um órgão público ou privado que ofereça um curso tecnológico gratuito.

Promova o aprendizado de um novo idioma

Há alguns anos, falar outra língua era um grande diferencial competitivo. Hoje, é uma necessidade básica para o profissional desempenhar um bom trabalho. Sem dúvida, o inglês é referência para o mundo dos negócios, principalmente quando o assunto é Indústria 4.0. Há muito conteúdo disponível nessa língua: artigos na internet, livros, manuais. Além disso, a maioria dos sistemas é desenvolvida fora do Brasil.

Avalie o desempenho do grupo

É fato que uma equipe despreparada impacta negativamente em qualquer operação. Diante disso, é normal se perguntar: como aumentar a produtividade de um jeito simples? Por maior que seja o investimento em equipamentos de automação, gerir pessoas é uma das ações mais importantes nesse processo.

Nesse sentido, é recomendável acompanhar o progresso do grupo para garantir o sucesso do aprendizado. A partir de uma análise detalhada, é possível conhecer o real aproveitamento de forma individual ou coletiva.

Lembre-se de que nem todo mundo tem a mesma capacidade de assimilar informações. Quem tiver dificuldade vai precisar refazer as aulas, estudar sozinho ou receber apoio de um colega. Tente identificar esse aspecto e colocar-se à disposição para ajudar o colaborador.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Inscrições abertas para o Programa Universitário-Empresas

Notícias e Atualidades

Como fazer uma contratação de estagiário eficiente?

Desenvolvimento

Postura e Comportamento Empresarial

Desenvolvimento

Empresas familiares e as contribuições da governança corporativa

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR