Confira os destaques da Campus Party Brasil 2019

Evento focou em sustentabilidade e reforçou o elo da tecnologia com a comunidade.

26-03-2019

.

A última edição da Campus Party Brasil, realizada no Expo Center Norte, reuniu 12 mil pessoas na área paga e mais de 130 mil no Open Campus, espaço gratuito do evento. Ao longo de 5 dias, a programação contou com mais de 900 palestrantes, que se apresentaram em 8 palcos e 8 espaços de workshop, totalizando mais de 1000 horas de atividades.

A Campus Party foi criada em 1997 na Espanha, e se tornou internacional a partir de 2008. O festival reúne milhares de pessoas anualmente, oferecendo palestras, debates e oficinas em um formato imersivo: é possível acampar no local e participar de atividades ou desafios 24 horas por dia. O ambiente favorece a inovação, a geração de conhecimento, a troca de experiências e o networking.

Quer conferir os destaques do evento de 2019? Acompanhe o artigo!

Sustentabilidade

O maior destaque da última edição da Campus Party Brasil foi a campanha criada em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC). O participante foi incentivado a doar algum equipamento usado — como celular, caixa de som, monitor, teclado, impressora, computador ou acessório de informática. Havia diversos pontos de recolhimento no evento.

As 20 toneladas de resíduos eletrônicos coletados serão levadas para centros de recondicionamento. Todo produto recuperado ou montado a partir da doação deve ser encaminhado a alguma biblioteca, escola ou instituição pública.

Gamification

Uma das maiores tendências apresentadas pela Campus Party é o uso de jogos aplicados em atividades de educação e treinamento. Chamada de gamification, essa estratégia tem apresentado um bom resultado no ambiente corporativo, quando associada a técnicas de storytelling e microaprendizagem.

Um caso de sucesso divulgado no evento é o da startup Play2sell, criadora de um game para celular voltado à capacitação de times de vendas.

Inclusão

Outro destaque do festival em 2019 foi o 1º Fórum Brasileiro de Empreendedorismo Social e Periférico, que organizou workshops e rodas de conversa sobre inclusão social e diversidade nas empresas.

A Campus Party também é responsável pelo projeto Include, que monta laboratórios de robótica em comunidades carentes. O objetivo é descobrir talentos, estimular a aprendizagem e formar novos profissionais.

Educação

Para o leigo, teve oficina de alfabetização tecnológica, que ensinou conceitos básicos e suas aplicações no ambiente corporativo e educacional. Para o mais experiente, aconteceu a demonstração de tecnologiasque estão conquistando o mercado de trabalho — como a disputada oficina de impressão 3D e corte a laser. A Campus Party investe cada vez mais em oferta de conteúdo de valor para encantar os participantes.

Diversão

O evento comprova que é possível aprender e compartilhar experiências em um ambiente divertido. A seção Roboticampus, por exemplo, instalou uma arena para duelos de robôs feitos por competidores de todo o país.

Além disso, uma das alas mais concorridas era inteiramente dedicada aos jogos eletrônicos. O visitante teve a oportunidade de competir em diversos games. Os vencedores poderão participar da disputa internacional, na Campus Party americana.

Assim como nas outras edições, a Campus Party não decepcionou o visitante: as atividades oferecidas nas áreas de tecnologia, ciência, empreendedorismo e educação foram um sucesso de público e de crítica.

Quer saber mais sobre um dos destaques da Campus Party, a gamification? Descubra como a realidade virtual e o treinamento de equipes podem se relacionar!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Nômade digital: 5 brasileiros que ganham dinheiro viajando pelo mundo

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Cristina Boner

Desenvolvimento

Day 1 | Guga e Lemann

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR