Benefícios para funcionários: como eles podem aumentar a motivação?

CLT prevê alguns itens obrigatórios. Confira quais são!

05-10-2018

benefícios para funcionários


Oferecer benefícios para funcionários há muito deixou de ser visto apenas como uma obrigação legal da empresa, ainda que a CLT assegure alguns direitos para o trabalhador.

A verdade é que todo bom gestor já descobriu que um pacote de benefícios deve fazer parte da estratégia de desenvolvimento da organização. Essas recompensas trazem vantagens significativas para a equipe e para o crescimento do negócio.

Quer entender melhor a relação entre os benefícios para funcionários e a produtividade da equipe? Acompanhe!

O que é um programa de benefícios?

Entre as regras que regem as relações de trabalho, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) estipula a obrigatoriedade de alguns benefícios para o funcionário em qualquer cargo ou ramo de atividade. São eles:

  • o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), que corresponde a 8% do salário;

  • férias remuneradas de 30 dias, com adicional de ? dos rendimentos;

  • vale-transporte, quando solicitado;

  • o 13º salário, proporcional aos meses trabalhados no ano.

Porém, outras opções podem ser ofertadas de acordo com a preferência de cada gestor. Muito mais do que simplesmente complementar o salário, o programa de benefícios deve promover qualidade de vida, bem-estar e reconhecimento para o capital mais valioso da organização: seu trabalhador.

Nesse sentido, algumas alternativas são:

  • vale-alimentação;

  • auxílio-educação;

  • assistência médica e odontológica;

  • vale-cultura;

  • férias coletivas;

  • extensão do período de licença maternidade e paternidade;

  • participação em curso de qualificação.

Ainda que a empresa possa pensar em um benefício inusitado, o trabalhador costuma preferir as opções tradicionais.

Como a empresa ganha ao oferecer benefícios para o funcionário?

À primeira vista, investir em benefícios que vão além da exigência legal pode parecer um desperdício de recurso. Porém, quando bem administrado, o plano de benefícios pode trazer diversas vantagens para a organização. Veja a seguir.

Aumenta a motivação da equipe

O trabalhador que se sente reconhecido tem um incentivo extra para realizar sua função de forma excepcional. Ele se sente motivado a dar o seu melhor em prol da organização quando recebe um benefício que facilita sua rotina. Por exemplo, creche para seus filhos, refeição coletiva e flexibilização de horário.

Melhora a produtividade do trabalhador

Em um cenário de concorrência acirrada do mercado, apenas um bom salário já não é suficiente para manter a equipe satisfeita. Bonificação, prêmio, participação no lucro e outros benefícios atrelados ao desempenho do funcionário fazem parte de uma estratégia eficiente para aumentar a produtividade de maneira natural.

Afinal, o profissional trabalha com afinco quando sente que pode se beneficiar do sucesso da empresa.

Contribui para a saúde do colaborador

Conceda alguma vantagem ligada à saúde e ao bem-estar (físico e mental) do funcionário e seus dependentes. Isso melhora a disposição da equipe, além de diminuir o absenteísmo e a ocorrência de licença médica.

Um projeto de ginástica laboral antes do expediente, por exemplo, reduz o risco de LER e pode ter um impacto positivo na produtividade de quem participa. Além disso, investir na prevenção de doença e na promoção da saúde pode representar uma economia significativa em médio e longo prazo.

Atrai e fideliza talentos

Não é a toa que muitos funcionários preferem ter benefícios do que um salário mais alto. A qualidade de vida proporcionada por eles é um grande atrativo para quem busca o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Além de ser levado em consideração na hora de aceitar um emprego, o programa de recompensa pode reter talentos e aumentar a satisfação do funcionário.

Um plano de benefícios bem-estruturado pode ser o diferencial necessário em um mercado competitivo. Porém, é essencial saber ouvir e estar aberto para toda contribuição da equipe, fazendo ajuste nos benefícios para funcionários de acordo com a demanda.

Divulgar as vantagens oferecidas pela empresa é uma boa maneira de se destacar ao recrutar novos talentos. No Portal Santander você anuncia suas vagas para centenas de candidatos preparados e capacitados de forma gratuita. Experimente!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Governo altera três normas sobre saúde e segurança do trabalhador

Notícias e Atualidades

Entenda a importância dos estagiários para a gestão da empresa

Desenvolvimento

Liderança: o que eu gostaria de ter aprendido antes

Desenvolvimento

Cultura Organizacional e Modelo de RH

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR