Os benefícios da empatia para o trabalho

Exercitar a empatia pode ser uma ótima estratégia para gerar bons resultados no ambiente profissional. Eis algumas formas de colocá-la em prática no cotidiano

06-02-2018

Empatia

Empatia é a habilidade de entender e se relacionar com os pensamentos, experiências e emoções do outro. Há ainda outras definições, mais no campo psicológico, que a coloca como a qualidade de sentir e entender a situação em que a outra pessoa atravessa no presente momento – e deixar que ela saiba disso.

Na família, no ciclo de amigos, na universidade e, finalmente, no ambiente corporativo. É cada vez mais comum se falar dos benefícios da empatia para o trabalho e neste artigo vamos listar algumas delas:

 

1. Empatia gera entendimento

Entendimento e compreensão são benefícios que podem ser obtidos com a empatia no ambiente de trabalho.

São diversos os setores de uma companhia, liderança, vendas, departamento de recursos humanos, limpeza, marketing e comunicação, etc. Esses vários setores podem ser unificados quando há essa troca que a empatia possibilita nas relações de trabalho.

 

2. Melhorar a produtividade

Pessoas diferentes em situações diferentes mas sob o entendimento da empatia tendem a operar em forma mais unificada e focada no mesmo objetivo.

Sendo assim, é possível afirmar que essas pequenas atitudes criam um incentivo à produtividade.

 

3. Aumentar a satisfação do cliente

Essa aplicação costuma ser natural. Se a empatia faz parte do ambiente de trabalho em seus mais diversos níveis, existe uma transmissão natural desse clima, também, ao consumidor final.

Outra vertente possível é a que, pelo fato de o escritório já estar nessa sintonia diária, qualquer que seja a interação com o cliente também reflita esse mesmo sentimento – e isso será recebido de forma positiva pelo consumidor.

 

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4. Redução do stress

Ambientes tensos, cheios de discussão, intolerância, falta de entendimento e compreensão. É possível imaginar alguém que goste de atuar diariamente nesse tipo de local de trabalho?

Sendo assim, a consequência de uma aplicação constante e eficiente da empatia no trabalho traz, certamente, uma leveza maior e menos stress para a rotina da empresa.

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