Benefícios de fazer trabalho voluntário

Hoje é Dia Internacional dos Voluntários, uma data para refletir sobre a importância do voluntariado para diversos âmbitos – inclusive na vida profissional

05-12-2017
Serviço Comunitário


Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional dos Voluntários. A celebração acontece hoje e comemora o desenvolvimento econômico e social que é estimulado ao redor do mundo com ajuda do trabalho voluntário, bem como reafirma a sua necessidade.

Já experimentou fazer trabalho voluntário alguma vez? Sabia que a prática traz vários reflexos positivos para a vida pessoal e profissional? Conheça os benefícios do voluntariado.

Networking


O voluntariado evidentemente permite a aproximação com comunidades e pessoas diferentes daquelas do seu convívio habitual. Além das vantagens que sair da zona de conforto proporciona, também existe a oportunidade de estabelecer conexões duradouras com pessoas e grupos de indivíduos. Conhecer outros com interesses parecidos com os seus é sempre revigorante e vai te ajudar mais do que você imagina.

Bem estar

A sensação de auxiliar e ser útil está relacionada, por exemplo, com atividades cerebrais que combatem a depressão, aumentam a autoconfiança e controlam sentimentos ligados à ansiedade, tristeza e estresse.

Além disso, o voluntariado pode oferecer um senso de propósito, uma motivação. Muitas das tarefas ligadas ao trabalho voluntário podem, ainda, vir acompanhadas de exercícios físicos e aumento geral da disposição.

Reflexos profissionais

Muito embora o princípio do voluntariado seja o de realização de ações sem a contrapartida da remuneração, isto não significa que o mesmo não possa ter efeitos na dimensão profissional.

O tipo de trabalho desenvolvido pode levar a uma melhoria e treinamento em funções não relacionadas com aquelas já desenvolvidas pelos voluntários em suas carreiras. O desenvolvimento do voluntariado, nesse caso, proporciona ganhos em experiência.

Não estamos sugerindo que você substitua todas as suas atividades pelo voluntariado, já que isso comprometeria a manutenção financeira.

Na verdade, fazer trabalho voluntário deve ser um complemento, uma atividade extra muito bem-vinda!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Reforme seu escritório e renove o ambiente

Notícias e Atualidades

Home Office não precisa ser sinônimo de solidão

Desenvolvimento

Day 1 2016 - Cristina Boner

Desenvolvimento

Day 1 | O que não se aprende em Harvard - Jorge Paulo Lemann

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR