Afinal, vale a pena oferecer atendimento nas redes sociais?

Descubra neste artigo se a sua empresa deve oferece-lo!

09-05-2018

atendimento nas redes sociais


Uma das bases para o sucesso das empresas é a satisfação do cliente, afinal, eles são os mantenedores da continuidade do seu negócio.

Hoje, muito do atendimento ao cliente depende não apenas do momento da venda, mas do relacionamento que sua equipe mantém com o consumidor — e isso está muito presente nas redes sociais. Ainda não usa as mídias sociais na sua empresa? Leia agora e confira as vantagens de oferecer esse tipo de atendimento!

Estreita o relacionamento

As mídias sociais estão presentes diariamente na vida das pessoas e, por meio delas, as informações são geradas e alastradas em segundos. Quando os consumidores são atendidos por esse canal, o tempo de espera é consideravelmente reduzido.

A interação pelas redes sociais pessoaliza o atendimento e, dessa forma, o consumidor se sente importante, pois consegue solucionar seu problema rapidamente. Toda empresa quer conhecer a fundo seu cliente, então, focar no marketing de relacionamento é a principal ferramenta para colocar em prática, a fim de substituir o lado frio de um atendimento robotizado por um relacionamento estreito entre empresa e audiência.

 

Agiliza a comunicação

Uma das principais reclamações dos consumidores é o tempo de espera nos atendimentos, principalmente os atendimentos telefônicos. Fugir dessa estatística é fundamental para agilizar o suporte ao cliente.

O processo de atendimento das redes sociais é mais objetivo, já que o cliente busca sanar suas dúvidas no momento em que quiser e será respondido o mais rápido possível — isso agiliza a resposta e aumenta a praticidade do serviço.

 

Facilita o feedback

Acompanhar o que está sendo comentado na rede, hoje, é muito fácil, pois as próprias mídias oferecem ferramentas para isso. Saber qual é a faixa etária das pessoas que estão mencionando seu produto, onde se localizam, a data e a hora das publicações — tudo isso é possível acompanhar.

Com esses dados e com uma equipe de atendimento bem treinada, a possibilidade de antecipar a solução de alguma reclamação é cada vez maior, já que você conseguirá utilizar as menções como feedback para sua empresa. Algo que, possivelmente, no modo tradicional de atendimento ao cliente, levaria dias para chegar aos interessados.

Além disso, controlar e mensurar esses atendimentos é fácil e prático, além de possibilitar o alcance de dados exatos sobre tempo de espera, número de atendimentos, tempo de cada atendimento e satisfação do consumidor.

 

Alavanca sua reputação

É comum que os consumidores pesquisem na Internet sobre a reputação das empresas e analisem as reclamações, assim como as respostas que outros clientes obtiveram. Ao mesmo tempo em que o número de reclamações ficou mais visível, a forma como algumas companhias têm lidado com isso também ganhou destaque.

Trabalhar de forma dinâmica com seu atendimento e garantir a satisfação das necessidades do cliente, certamente, é a maior propaganda que você pode ter. Toda interação realizada com ele mostrará como você está comprometido em atendê-lo.

Sendo assim, não perca mais tempo e analise seu público-alvo, estude quais são os principais meios de acesso do seu consumidor e questione quais as melhores formas de aproximá-lo da sua empresa. Após isso, utilize as respostas para potencializar seu suporte.

Um cliente bem atendido é a garantia de sucesso dos negócios, mas, obviamente, os canais de atendimento devem ser estudados conforme a realidade dos consumidores de cada empresa, assim como os resultados dessa estratégia serão específicos, variando conforme o tamanho da companhia e do público.

Agora que você sabe as vantagens do bom atendimento das redes sociais, não deixe de compartilhar este post nas suas redes! Ajude outras pessoas a perceberem a importância desse assunto dentro das organizações! Vamos lá!

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