Ataque à causa, não ao efeito

Por: Fernando Angelieri

Para obter uma solução, é importante descobrir qual é o problema raiz.

19-06-2015
home-office-noticias

  
Os empreendedores precisam ser cautelosos na hora de tomar decisões para solucionar determinado problema, pois, muitas vezes, eles podem estar apenas resolvendo o seu efeito.

Seu produto está chegando quebrado aos pontos de venda. Qual solução a ser dada?

Para tudo! Já estamos começando de forma errada, pois ainda nem sabemos qual é o problema raiz, como é que vamos ter alguma solução?

O produto pode estar se quebrando em diversas etapas do processo: no embarque, no desembarque, durante o trajeto ou até mesmo ainda no seu estoque. Se você optasse por reforçar a embalagem de seu produto, certamente o índice de quebras iria diminuir, mas sob um custo bem maior. Por outro lado, se identificasse que o problema se encontra no processo do embarque, o custo seria apenas de alteração do processo.

Uma ferramenta interessante para uma melhor visualização do cenário é o diagrama de Causa e Efeito, também conhecido por Espinha de Peixe ou diagrama de Ishikawa:


diagrama-causa-efeito


Você não precisa de nenhum software ou tecnologia; um simples lápis e papel é o suficiente. O importante é pensar de maneira holística para o problema. Uma reunião de brainstorm e um quadro branco são melhores ainda, pois reúnem várias pessoas com diferentes perspectivas. Cada um dos agrupamentos permite que temas diferentes sejam abordados. Não há nenhuma regra que dite se o tipo de produto ou serviço necessita de mais ou menos agrupamentos, é apenas para guiá-los no processo.

Fernando Angelieri é formado em Processamento de Dados pela FASP, com MBA em Gestão Estratégica de TI pela FIAP e em Administração pela FVG. Atuou em grandes empresas como Accenture e Microsoft e atualmente é um dos fundadores da TradingWorks, ferramenta na nuvem com foco na gestão de timesheet, atividades e projetos.


Leia também:
» Home office como solução para redução de custos?
» Saiba como se destacar, inspirar e vender mais usando o Golden Circle




CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

São Paulo é uma das 50 melhores cidades para empreendedorismo feminino

Notícias e Atualidades

Conheça a agenda de eventos de agosto

Desenvolvimento

Day1 | Ana Paula Padrão

Desenvolvimento

Day1 | Leandro Pinto

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR