As melhores ferramentas para gerenciar as redes sociais da sua empresa

Ferramentas auxiliam empresas a melhorarem a interação e o engajamento de usuários

17-05-2017

Foto: Shutterstock

As redes sociais têm o poder de criar uma linha de comunicação direta entre uma empresa e seus consumidores, permitindo que qualquer pessoa com acesso à internet tenha interação com os produtos e serviços de um negócio de qualquer lugar do mundo.

Ou seja, os canais digitais são, hoje, o principal investimento de uma organização. Gerenciá-los, no entanto, não é tão simples como parece – mas algumas ferramentas do mercado auxiliam nessa tarefa. Confira as melhores e como utilizá-las em seu negócio:

1. Google Analytics
Ferramenta de monitoramento mais usada na internet hoje em dia, o Google Analytics oferece diversas análises e métricas à empresa, como acessos, origem de acessos, localidade, tempo de navegação no site e taxa de rejeição. É possível, ainda, integrar uma campanha online à ferramenta e conferir, em tempo real, seus resultados.

2. TweetDeck
A ferramenta de gerenciamento de contas do Twitter, permite que a empresa gerencie as contas da rede social em uma só interface. O TweetDeck permite que a organização personalize essa exibição por meio de colunas, facilitando a análise e interação com os seguidores.

3. HootSuite
Gerencie Twitter, Facebook e LinkedIn utilizando a mesma ferramenta. O HootSuite permite que empresas, por meio de um só canal, consiga monitorar, interagir com todos os seguidores e, ainda, programar posts e conteúdos para dias como fim de semana e feriados – gerando fluxo contínuo para as redes.

4. Sprout Social
A Sprout Social também permite o gerenciamento de diversas redes sociais por meio da mesma plataforma. Além de oferecer o agendamento de atualizações, também fornece dados das interações com seguidores, facilitando a criação de planejamentos estratégicos e estatísticas.

5. Crowdbooster
Focada em Twitter e Facebook, a Crowdbooster promete entregar métricas e dados importantes sobre a interação de usuários com as redes sociais de sua empresa. Além de agendar posts, permite que o gerenciador acompanhe os seguidores, dando lembrete para interações que precisem de respostas e listando os seguidores adquiridos recentemente.

6. Buffer
Simples e eficaz, o Buffer permite o agendamento de posts e o compartilhamento de conteúdos no Facebook, Twitter e LinkedIn. Ideal para empresas que ainda não possuem recursos para atualizar as redes sociais, mas não querem parar de conquistar novos seguidores e interações.

7. Social Mention
Se a empresa precisa monitorar, em tempo real, a interação de usuários com seus canais digitais precisa conhecer o Social Mention. A ferramenta consegue medir alcance do conteúdo, frequência de menções, palavras-chave mais buscadas, entre outros dados relevantes na hora de montar a estratégia de rede social da organização.

8. Bitly
Com a ferramenta Bitly, é possível encurtar links de conteúdos online e monitore a quantidade de cliques, visualizações, localização de usuários, entre outros dados.

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