As cores do seu escritório influenciam na produtividade?

A tinta não trabalha sozinha, mas o estudo dos tons pode trazer boas energias – e beleza – para seu dia a dia de trabalho

14-11-2017

                                   cores do seu escritorio



Além de fatores evidentemente importantes como as finanças, o marketing, os recursos humanos e vários outros, existem elementos que podem sustentar a manutenção de seu empreendimento de maneiras sutis. A psicologia das cores, por exemplo, é uma área de estudo muito interessante e que apresenta noções úteis para o empreendedorismo.

A psicologia das cores é a abordagem dos efeitos dos diferentes tons cromáticos na mente humana. As cores influenciam as pessoas – não de uma maneira manipulativa, mas de forma a estimular comportamentos. Usar tais estudos a favor do empreendimento é uma ótima ideia.

Veja algumas recomendações para utilizar e definir as cores do seu escritório de maneira a influenciar sua produtividade.

 

Cor e produtividade

As relações entre a exposição a certos tons e impactos na produtividade são íntimas, muito embora nem tão explícitas. Segundo especialistas, o principal aspecto não é na escolha da cor em si, mas de sua intensidade.

A saturação de um tom é o diferencial: quanto mais saturada uma cor, maior o seu nível de estimulação.

A psicologia das cores define, ainda, relações entre os tons mais usados e os efeitos mais comumente associados a eles.

 

Amarelo

O amarelo está ligado à criatividade. Além disso, é dito que tem conexões diretas com as emoções, ego e otimismo. Suas características podem incentivar a coragem de mudar, de propor soluções criativas no cotidiano. Usar a cor em ambientes de criação pode ser uma boa ideia.

 

Verde

A cor verde e suas tonalidades estão relacionadas à noções de equilíbrio, calma e segurança. Indicado para ambientes onde ocorrem transações comerciais frequentes ou reuniões de negócios.

 

Azul

Conhecido como a cor mais produtiva, o azul tem conexão com a mente e com produção de resultados. Também é ligado a uma noção de seriedade e profissionalismo.  

 

Vermelho

O vermelho estimula o corpo, o físico. Atividades ligadas ao físico e material são incentivadas pela presença da cor. Para espaços de trabalho onde a ação é prioridade, escolha o vermelho.

 

A chave é a combinação

Cores não funcionam sozinhas (e ambientes monocromáticas não ficam muito legais também). Trabalhe com combinações, levando em conta os efeitos esperados para cada cor. Lembre-se que a saturação também é relevante, além das inúmeras variações dentro de cada cor – experimente com a paleta.

Ferramentas como o Palletonsão ótimos recursos. Registrando uma cor de sua preferência, você tem acesso a possíveis combinações dentro da paleta e recomendações para os esquemas cromáticos.

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Dicas para melhorar seu desempenho no Dia da Criatividade

Notícias e Atualidades

5 desafios para vender produtos no mercado internacional

Desenvolvimento

Day 1 2017 - Carlos e Noeli

Desenvolvimento

Empreendedorismo na veia

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR