As cidades que podem se tornar o novo Vale do Silício

De Lisboa a Estocolmo, conheça os lugares onde o mercado de tecnologia está em pleno desenvolvimento

22-07-2019

As cidades que podem se tornar o novo Vale do Silício
Foto: Envato Elements

Pensar em startups e não pensar no Vale do Silício é uma tarefa quase impossível. A região, localizada na parte sul da Baía de São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos, se tornou o ecossistema de inovação mais conhecido do mundo – graças a empresas globais como Apple, Facebook e Google. Outras regiões, no entanto, têm ganhado destaque no setor, passando a disputar o título de “novo Vale do Silício”.

De acordo com a Business Insider, os novos polos tecnológicos têm chamado atenção principalmente dos trabalhadores jovens, que buscam novas oportunidades de desenvolvimento.

Conheça a seguir as cidades que estão se destacando graças a suas indústrias de tecnologia.

1) Tel Aviv, Israel

'Próximo Vale do Silício' e 'nação startup' são alguns dos títulos dados a Israel, que passou por uma revolução de alta tecnologia nos últimos anos. O país se tornou um dos líderes mundiais em biotecnologia, cyber tecnologia, inteligência artificial, jogos online e agricultura de alta tecnologia.

O país do Oriente Médio abriga o maior número de startups per capita do mundo e atrai mais capital de risco por pessoa, informa a Business Insider. O centro desse hub tecnológico é Tel Aviv, onde empresas como Google, Oracle e Facebook já instalaram centros de pesquisa – dentro ou perto da cidade.

2) Berlim, Alemanha

Empresas gigantes do setor, como a Apple e o Facebook, têm escritórios na cidade, mas a capital alemã também abriga histórias locais de sucesso como o serviço de streaming de música SoundCloud e o aplicativo de lista de tarefas Wunderlist.

De 2015 a 2017, Berlim registrou um aumento de 9% na quantidade de startups instaladas na cidade – e várias delas vieram do Reino Unido após o Brexit, graças ao custo de vida relativamente barato.

3) Shenzhen, China

Com mais de 14 mil empresas no ramo de alta tecnologia – sendo 3 mil delas criadas somente em 2018 –, Shenzhen deve muito de sua economia ao setor. A indústria de tecnologia é responsável por quase 40% do PIB da cidade, que faz parte de uma iniciativa do governo chinês chamada Greater Bay Area – projeto que tem como objetivo desenvolver o ecossistema de inovação no país para rivalizar com o Vale do Silício.

4) Lisboa, Portugal

O ecossistema de startups em Lisboa se desenvolveu nos últimos dez anos – e pode se tornar um líder na Europa. De 2014 a 2016, 700 empresas da indústria de alta tecnologia foram criadas na cidade, que contou também com o apoio do governo português na criação de uma rede nacional de centros tecnológicos e startups.

5) Bangalore, Índia

Inteligência artificial, tecnologia de alimentos, tecnologia financeira e robótica. Essas são algumas das inovações que se destacam na cidade indiana, indicada como “a resposta do país ao Vale do Silício”.

Bangalore foi o berço da indústria de TI da Índia há 25 anos e recebeu o título de cidade mais dinâmica do mundo pelo Fórum Econômico Mundial em 2017. Mais de 400 empresas multinacionais de tecnologia, como Microsoft e Samsung, estão instaladas na cidade, que também abriga empresas locais como Infosys e Wipro. De acordo com a agência imobiliária Knight Frank, a expectativa é de que o PIB de Bangalore cresça quase 60% nos próximos cinco anos.

6) Estocolmo, Suécia

Os programadores compõem 18% da força de trabalho em Estocolmo – e o dado já indica a importância da indústria da tecnologia para a cidade. A capital da Suécia tem o maior número de unicórnios – startups que possuem uma avaliação de mercado de mais de US$ 1 bilhão – per capita do que qualquer cidade global fora do Vale do Silício, segundo a Forbes

Com mais de mais de 22 mil empresas, a cidade gerou companhias globais bem-sucedidas como o serviço de streaming de música Spotify e a empresa de jogos King.


Confira também: São Paulo está entre os 10 ecossistemas empreendedores mais promissores do mundo

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Número de MEIs ultrapassa a marca de 9 milhões

Notícias e Atualidades

O que são negócios de impacto social?

Desenvolvimento

Oportunidades na Base da Pirâmide

Desenvolvimento

Day 1 2017 - Carlos e Noeli

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR