Aprenda como controlar a retenção de talentos

A retenção de talentos é uma das práticas mais importantes da gestão de pessoas! Veja sua importância e como controlá-la de forma eficiente.

24-04-2018

retencao-talentos

Retenção de talentos é o conjunto de ações e políticas da empresa voltadas para garantir que os funcionários com bom desempenho permaneçam na organização por muito tempo. Em outras palavras, é a forma de diminuir a rotatividade de funcionários-chave para a empresa.

Essa estratégia torna-se ainda mais importante no mercado atual, onde a competição está cada vez maior e a presença de diferenciais, como uma equipe qualificada, definem empresas bem-sucedidas das demais.

Saiba o porquê investir na retenção de talentos:

 

Qualidade de vida no trabalho

Frequentemente, a falta de reconhecimento e de oportunidades de crescimento causam um descontentamento no trabalhador e isso interfere diretamente no seu desempenho e na qualidade de vida no trabalho.

Contudo, com uma política de retenção bem elaborada, a chance de que seus funcionários se sintam valorizados, engajem-se e tenham melhor desempenho no trabalho, aumenta consideravelmente.

 

Produtividade

A relação pode não parecer direta, mas funcionários felizes e engajados é um sinônimo para aumento de produtividade. E se você está sempre procurando otimizar a gestão do seu tempo e sua performance, sabe a importância que produzir mais tem para o crescimento da empresa, não é mesmo?

 

Alinhamento de processos internos

A retenção de talentos também impacta no alinhamento dos processos internos. Pense bem: os funcionários acumulam uma grande quantidade de conhecimentos tácitos sobre a operação da sua empresa que, muitas vezes, não se encontram em manuais.

E para isso, colaboradores com alto desempenho e motivados são de extrema importância. Esse é outro motivo da importância de reter talentos.

 

Plano de carreira

Ter um plano de carreira é uma ação que não custa quase nada para a empresa, motiva os funcionários e ainda fornece segurança. A estruturação dos cargos que os funcionários podem assumir ao longo dos anos e os aumentos salariais fornecem perspectivas para o futuro.

Elabore o plano de carreira de forma a permitir promoções para que os talentos da sua empresa evoluam. A possibilidade de mobilidade entre setores e outras filiais também deve ser considerada no plano.

 

Avaliações e feedbacks periódicos

comunicação entre a sua empresa e seus funcionários deve ser aberta e clara. Isso significa que ambas as partes devem saber quais são as metas e os objetivos da organização.

Portanto, avaliar os funcionários periodicamente e dar feedbacks estruturados é essencial para que eles percebam os pontos positivos e negativos do seu trabalho e consigam desenvolver suas habilidades profissionais e pessoais. Ademais, é uma forma de ouvir o lado do colaborador e verificar qualquer descontentamento.

 

Estímulos para equipes

Por fim, crie mecanismos e ferramentas que possibilitem a gestão das equipes. A responsabilidade de gerir os talentos da empresa deve ser dividida com os gestores e diretores, afinal, eles têm contato direto com os trabalhadores.

Fornecer benefícios para atingir as metas dos setores, promover cursos de capacitação para as equipes e outras atividades em grupos, como o trabalho voluntário, aumenta a dinâmica entre as pessoas e ainda ajuda na retenção de talentos.

Como abordado, a mão de obra qualificada é quase um pré-requisito para se alcançar o sucesso, pois apenas um time engajado, com conhecimento de mercado e da sua empresa conseguirá agir de forma eficaz e inteligente. Assim, invista na retenção de talentos e construa um time campeão!

Antes de sair, não deixe de compartilhar este post nas redes sociais e ajudar seus amigos e parceiros a entenderem a importância da retenção de talentos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Processo seletivo PCD: quais são as normas e como proceder

Notícias e Atualidades

RH 3.0: entenda como a tecnologia pode auxiliar na gestão de pessoas

Desenvolvimento

Gestão de Pessoas 2 - Maira Habimorad

Desenvolvimento

Como é ser um CEO mais novo do que os diretores?

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR