Afinal, a sua empresa sabe inovar?

Entenda como as estratégias de inovação devem ser implantadas para que sua empresa obtenha o sucesso.

19-01-2016
sua-empresa-sabe-inovar-noticiasFoto: Shutterstock

Atualmente, a palavra 'inovação' é muito falada e discutida no mundo do empreendedorismo e dos negócios. Grandes companhias como a Natura, por exemplo, tem mudado continuamente a sua gestão a fim de obter uma maior participação de seus stakeholders, colaboradores internos e externos. A empresa tem um programa de inovação aberto que não só prepara, educa e profissionaliza a sua cadeia de suprimentos, mas também firma parcerias de longo prazo com universidades brasileiras e internacionais que alavancam e aceleram o processo de criação.

Na teoria, a inovação aparece escrita em diversos planos e projetos. Mas, na prática, o que deve ser levado em conta na hora de uma empresa inovar? Para a professora da Business School São Paulo (BSP) Solange Mata Machado, por ser um processo estratégico, é importante que a questão esteja alinhada com o futuro da organização. 'Os critérios devem ser divididos em investimentos de curto, médio e longo prazo'. Segundo Solange, os primeiros requerem menos recursos e visam melhorar o que já existe. Os de médio e longo prazo vão trabalhar com novas oportunidades, envolvendo ou não tecnologias e até mesmo novos negócios. Dessa forma, a companhia terá a capacidade de definir e priorizar as ações nesta área.

As barreiras
Para a especialista, a falta de investimento e falta de cultura para investir no longo prazo são as grandes barreiras para a inovação. 'Inovar pode ser se reinventar: buscar novos mercados, redefinir o modelo de negócio, aprender a trabalhar com a criatividade dos seus colaboradores para pensar diferente e achar novos caminhos', explica.

Confira a seguir os passos sugeridos por Solange para implantar as estratégias de inovação em sua empresa.

1. Estimular a criatividade
Treinar colaboradores para desenvolver soluções criativas, rever procedimentos internos e abrir novas oportunidades ou negócios.

2. Fazer mais parcerias
Buscar se aproximar dos centros de inovação e universidades para buscar novas alternativas tecnológicas.

3. Trabalhar com a cadeia de valor
Não é hora de se isolar e sim de cooperar. No primeiro momento, a medida pode ter menor retorno financeiro, mas no médio e longo prazo significa crescimento.

4. Transparência e colaboração
Envolva as equipes para que elas ajudem a criar novas ideias e negócios. Crie ambientes que sejam mais abertos e flexíveis para aumentar a colaboração entre as pessoas. Reconheça e premie quem estiver auxiliando neste processo.


Leia também:

» Sotreq: um caso de inovação
» Como a GCE Papéis foi inovadora




CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Você sabe o que é computação cognitiva?

Notícias e Atualidades

3 hábitos que podem estar acabando com sua criatividade

Desenvolvimento

Inovar para obter melhores resultados

Desenvolvimento

A importância da inovação nas pequenas e médias empresas

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR