“A palestra foi essencial para a construção do nosso planejamento estratégico”, diz Miriam Pereira, da Blumenau Iluminação

Encontro, realizado em novembro de 2016, marcou a reestruturação da empresa para esse ano

02-01-2017

planejamento-estrategicoFoto: Shutterstock

A empresa Blumenau Iluminação iniciou, em 2016, a construção de um novo planejamento estratégico para a organização, com o auxílio de uma consultoria especializada. No dia 23 de novembro, no entanto, o trabalho em conjunto começou a seguir um caminho que não estava programado.

Após participar da palestra de Marketing Estratégico, promovida pelo Programa Avançar em Blumenau, Miriam Pereira, Supervisora Administrativa de Vendas da Blumenau Iluminação, descobriu que existiam pontos da reestruturação que haviam passado batido. “Pensamos que tínhamos um marketing estruturado, mas descobrimos que estávamos enganados”, diz.

De acordo com Miriam, a palestra a auxiliou a compreender o que é marketing, como ele contribui com o negócio e o que é necessário buscar e estudar para se destacar no mercado. “Não via desse jeito e não conseguia pensar assim. O palestrante, que nos apresentou diversos exemplos práticos, abriu minha mente para aprimorar ainda mais a empresa na qual trabalho”.

Logo ao chegar no escritório após o encontro, Miriam compartilhou o conteúdo com o Diretor de Operações da Blumenau Iluminação, para que, juntos, pudessem construir o marketing da companhia. “Fizemos o exercício de estudar quais são os passos necessários para estruturá-lo na nossa empresa e incluímos as descobertas no planejamento estratégico que fizemos em conjunto com a Consultoria”. Além disso, Miriam também repassou o conteúdo a funcionários que vão auxiliar no novo posicionamento da marca, que tem início esse ano.

PALESTRA MARKETING ESTRATÉGICO
Marketing Estratégico deve orientar uma empresa para oportunidades econômicas atrativas, por meio da criação de uma missão; da definição de objetivos; e da elaboração de uma estratégia de desenvolvimento. A palestra sobre o tema foi ministrada para cerca de 50 clientes pelo professor de Educação Executiva do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), David Kallás.

Kallás dividiu a estruturação de um planejamento estratégico de marketing em cinco pontos: Fundamentos Estratégicos (Missão, Visão e Valores), Análise da Empresa (Recursos, Atividades e Proposta de Valor), Análise Setorial (Estrutura, Evolução e Concorrência), Análise Ambiental (Tendências e Cenários) e Escolha da Estratégia (Ações de Crescimento e Inovação).

Além disso, apresentou diversos cases de sucesso acerca do tema e ressaltou que para o plano de marketing ser efetivo, é importante que ele seja muito bem pensado e executado pela empresa – o que despertou a atenção de Miriam no dia do encontro. “O professor foi mais prático do que teórico, nos auxiliando a trazer coisas mais usuais do que a consultoria havia passado. Poucas palestras que frequentei foram tão práticas e produtivas como essa”, conclui Miriam.

Veja também:
» Quero que minha empresa cresça: as principais notícias sobre gestão, mercado, marketing, estratégia e finanças
» Conexões: os cases de sucesso que indicamos conhecer
» Cursos online que disponibilizamos para você e seus funcionários
» Construindo Equipes: anuncie suas vagas gratuitamente conosco
» Desenvolvimento: as ferramentas essenciais para gerir o seu negócio

CONTEÚDO RELACIONADO

Notícias e Atualidades

Gestão de PME's - Câmara Oficial Espanhola de Comércio

Notícias e Atualidades

10-10-2017 | Palestra: Empreendedorismo e Macroeconomia

Desenvolvimento

Palestra Empreendedorismo e Macroeconomia

O que você achou desta matéria?

O QUE A GENTE PODE FAZER PELA SUA EMPRESA, HOJE?

Para tornar nossos conteúdos cada vez mais atrativos, responda nossa pesquisa e nos conte quais temas são mais relevantes para o seu desenvolvimento

RESPONDER

JÁ RECEBE A NOSSA NEWSLETTER?

Para receber gratuitamente as notícias que interessam a quem tem negócios, insira um endereço de e-mail:

CADASTRAR